Com os olhos voltados ao Papa e tudo que está ao seu redor, muitos fiéis confundem os termos Santa Sé, Vaticano e Igreja Católica, mas cada um tem um papel específico. Entender essa diferença ajuda a compreender como a Igreja se organiza espiritualmente, politicamente e territorialmente.
A jornalista vaticanista Mirticeli Medeiros, em palestra ao A12, explicou que a Santa Sé é o governo da Igreja. “Quando falamos de Santa Sé, trata-se do governo da Igreja. E quem governa a Igreja? O Papa com o auxílio da Cúria Romana.”
Vamos compreender melhor abaixo:
Também chamada de Sé Apostólica, pode indicar tanto a pessoa do Papa quanto a Cúria Romana, o conjunto dos organismos que auxiliam o Pontífice.
O Papa Francisco, com a constituição apostólica Praedicate Evangelium (2022), reforçou que a Cúria não serve apenas ao Papa, mas a toda a Igreja universal. Isso torna mais clara a missão de serviço e unidade.
É por isso que acordos bilaterais com países, como o Acordo Provisório entre Santa Sé e China, são feitos pela Santa Sé, e não pelo Vaticano. Mirticeli destaca: “Por exemplo, a Sala de imprensa da Santa Sé, que é onde nós vaticanistas trabalhamos, onde recebemos todo o suporte durante as coberturas, serve ao governo da Igreja.”
:: O Vaticano, estado soberano da Igreja Católica
O Vaticano é o território onde a Santa Sé exerce sua função de governo. Ele se tornou Estado independente em 1929, com os Pactos de Latrão, assinados entre a Santa Sé e o Governo Mussolini.
Antes disso, até 1870, os Papas governavam os Estados Pontifícios, uma vasta região da Itália. Após a unificação italiana, esses territórios foram perdidos, mas a Santa Sé continuou sendo reconhecida internacionalmente como autoridade da Igreja.
Hoje, o Vaticano é o menor Estado do mundo, mas abriga os principais organismos da Cúria Romana, além da Basílica de São Pedro e da residência do Papa.
:: Qual a diferença entre Capela, Igreja, Catedral, Basílica e Santuário?
A Igreja Católica é a comunidade mundial de fiéis, guiada pelo Papa e pelos Bispos em comunhão com ele. O Catecismo da Igreja Católica (n. 751-752) explica que o termo “Igreja” se refere ao povo reunido por Deus em todo o mundo.
Mirticeli resume essa relação com uma comparação: “Se for para a gente comparar e tentar encaixar Vaticano, Santa Sé e Igreja Católica nessa interpretação clássica, o Vaticano é o estado, a Santa Sé o governo e a Igreja Católica a nação.”
Assim, para aprender de uma vez por todas: a Igreja é a dimensão espiritual e comunitária. A Santa Sé é o governo que a conduz. O Vaticano é o território que garante a independência desse governo.
:: É nos braços do Papa que sentimos o amor de Deus
Fonte: A Santa Sé
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.