Com os olhos voltados ao Papa e tudo que está ao seu redor, muitos fiéis confundem os termos Santa Sé, Vaticano e Igreja Católica, mas cada um tem um papel específico. Entender essa diferença ajuda a compreender como a Igreja se organiza espiritualmente, politicamente e territorialmente.
A jornalista vaticanista Mirticeli Medeiros, em palestra ao A12, explicou que a Santa Sé é o governo da Igreja. “Quando falamos de Santa Sé, trata-se do governo da Igreja. E quem governa a Igreja? O Papa com o auxílio da Cúria Romana.”
Vamos compreender melhor abaixo:
Também chamada de Sé Apostólica, pode indicar tanto a pessoa do Papa quanto a Cúria Romana, o conjunto dos organismos que auxiliam o Pontífice.
O Papa Francisco, com a constituição apostólica Praedicate Evangelium (2022), reforçou que a Cúria não serve apenas ao Papa, mas a toda a Igreja universal. Isso torna mais clara a missão de serviço e unidade.
É por isso que acordos bilaterais com países, como o Acordo Provisório entre Santa Sé e China, são feitos pela Santa Sé, e não pelo Vaticano. Mirticeli destaca: “Por exemplo, a Sala de imprensa da Santa Sé, que é onde nós vaticanistas trabalhamos, onde recebemos todo o suporte durante as coberturas, serve ao governo da Igreja.”
:: O Vaticano, estado soberano da Igreja Católica
O Vaticano é o território onde a Santa Sé exerce sua função de governo. Ele se tornou Estado independente em 1929, com os Pactos de Latrão, assinados entre a Santa Sé e o Governo Mussolini.
Antes disso, até 1870, os Papas governavam os Estados Pontifícios, uma vasta região da Itália. Após a unificação italiana, esses territórios foram perdidos, mas a Santa Sé continuou sendo reconhecida internacionalmente como autoridade da Igreja.
Hoje, o Vaticano é o menor Estado do mundo, mas abriga os principais organismos da Cúria Romana, além da Basílica de São Pedro e da residência do Papa.
:: Qual a diferença entre Capela, Igreja, Catedral, Basílica e Santuário?
A Igreja Católica é a comunidade mundial de fiéis, guiada pelo Papa e pelos Bispos em comunhão com ele. O Catecismo da Igreja Católica (n. 751-752) explica que o termo “Igreja” se refere ao povo reunido por Deus em todo o mundo.
Mirticeli resume essa relação com uma comparação: “Se for para a gente comparar e tentar encaixar Vaticano, Santa Sé e Igreja Católica nessa interpretação clássica, o Vaticano é o estado, a Santa Sé o governo e a Igreja Católica a nação.”
Assim, para aprender de uma vez por todas: a Igreja é a dimensão espiritual e comunitária. A Santa Sé é o governo que a conduz. O Vaticano é o território que garante a independência desse governo.
:: É nos braços do Papa que sentimos o amor de Deus
Fonte: A Santa Sé
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.