A Igreja sempre valorizou a educação como caminho de crescimento humano e espiritual. Uma das tradições que reforçam esse compromisso é uma bênção específica para o início do ano letivo, um rito que pede a Deus proteção para estudantes e professores.
Em alguns lugares do Brasil, a bênção do início de ano letivo também é conhecida como “Bênção das Mochilas”, pois há a tradição de se abençoar as mochilas e os materiais didáticos como símbolo da presença amorosa de Deus ao longo de todo o ano.
Pouco se sabe sobre a origem dessa bênção, porém este rito é uma tradição existente em algumas dioceses da Itália durante o papado de Bento XVI, onde estudantes encontravam-se com o Santo Padre todos os anos sempre no mês de setembro, em que os jovens europeus chegavam carregando suas mochilas e ao final da missa recebiam esta bênção especial.
A cerimônia ocorre geralmente em paróquias e escolas católicas no começo do ano escolar. Em determinado momento da celebração, os alunos são chamados ao altar com suas mochilas para serem abençoadas pelos sacerdotes, simbolizando a entrega dos estudos a Deus.
O Papa Francisco destaca o valor da formação em um discurso aos educadores em 2023: “Educar não é apenas transmitir conhecimento, mas acompanhar na busca da verdade, do bem e da beleza”.
Desde os primeiros séculos, a Igreja incentivou a criação de escolas e universidades. Santo Tomás de Aquino, um dos maiores pensadores católicos, dizia: “A educação é o caminho para a sabedoria, e a sabedoria nos leva a Deus”.
O Papa São João Paulo II também reforçou esse papel em uma carta destinada aos professores em 1994: “A educação é um ato de amor, e o amor verdadeiro leva à plenitude da pessoa humana”.
Em 2019, o Papa Francisco lançou um grande desafio aos educadores, estudantes e familiares: participar de um grande Pacto Global pela Educação. Quem usufrui desse pacto cria laços entre escola, família e sociedade para que se possa colocar cada vez mais no centro do processo educacional o desenvolvimento integral da pessoa, ajudando as novas gerações a assumirem o compromisso de um humanismo solidário e a proteção da Casa Comum.
Muitas paróquias promovem essa celebração no primeiro mês do ano letivo. A bênção pode ser acompanhada de uma missa especial ou de um momento de oração comunitária.
Para as escolas católicas, o Setor de Animação Pastoral da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) disponibiliza há alguns anos o roteiro para a celebração de bênção do Ano Letivo, com o objetivo de manter vivo esse bonito costume dessas instituições.
:: Início das aulas: comece com uma bênção para este ciclo
Fonte: ANEC, Vatican News, ACI Digital
Brasileiros marcam presença em encontro de Conselho Episcopal
Entre as agendas de reuniões regionais, segue acontecendo nesta semana na Argentina, o encontro do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho
5 anos da Statio Orbis do Papa: um olhar de esperança no ano jubilar
Completa-se hoje cinco anos da Statio Orbis pelo fim da pandemia, oração extraordinária que representou um momento forte e de imersão no mistério de Deus, pela situação que vivíamos.
Vocação Catequista: por que a vivência comunitária é essencial para a missão?
Saiba como a vivência comunitária fortalece a missão do catequista e inspira a evangelização além dos encontros. Confira o vídeo!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.