Outubro é conhecido na Igreja como o Mês do Rosário. Essa tradição remonta ao século XVI, quando o Papa São Pio V instituiu a festa de Nossa Senhora do Rosário, em agradecimento pela vitória de Lepanto, uma batalha vencida após intensa oração do terço pelos fiéis.
Desde então, a Igreja convida os cristãos a redescobrirem o poder dessa devoção, especialmente em outubro, mas também ao longo de todo o ano.
Este mês também faz memória ao chamado missionário, logo, o Rosário é uma oração profundamente missionária, recorda o Pe. Pablo Vinicius, C.Ss.R., “A missão se faz com o terço na mão. Nossa Senhora caminha com os missionários, é a primeira discípula e, por isso, é invocada como ‘a missionária do Pai’”, afirma o sacerdote.
De acordo com a Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, de São João Paulo II, o Rosário “é uma oração de grande significado cristológico, centrada na contemplação do rosto de Cristo com os olhos e o coração de Maria”. Essa prática leva o fiel a mergulhar nos mistérios da vida de Jesus, da encarnação à ressurreição, fortalecendo a fé e o amor filial à Mãe de Deus.
:: Por que nos faz tão bem rezar o terço? A ciência explica!
Rezar o Rosário é simples. Inicia-se com o Sinal da Cruz, seguido do Credo, um Pai-Nosso e três Ave-Marias em honra à Santíssima Trindade. Depois, contemplam-se os mistérios da salvação. O Pe. Pablo lembra: “O terço é a arma do cristão. Devemos tê-lo sempre conosco, para recordar que a oração é um refúgio seguro diante das lutas diárias.”
São João Paulo II também destacou que o Rosário “marca o ritmo da vida humana”, alternando silêncio, contemplação e invocação. O Santo Padre convidava cada católico a redescobrir o valor de fé dessa oração simples, capaz de transformar corações e conceder graças abundantes.
Como dizia o Papa Francisco, “rezar o terço é pouco aos olhos dos homens, mas muito aos olhos de Deus. Deus ama o que é pequeno e faz com que produza fruto”. A cada Ave-Maria, o cristão oferece a Deus um ato de amor e confiança, aprendendo com Maria a escutar e seguir Jesus.
Neste mês do Rosário, e em todos os outros, a Igreja convida cada fiel a retomar essa devoção. Para muitos apenas uma repetição de palavras, mas o Rosário vai além: é um caminho de contemplação, missão e encontro com o coração de Cristo.
:: Aprenda a rezar o Santo Terço e contemplar seus mistérios
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.