Dúvidas Religiosas

Você sabia que outubro é o mês do Rosário?

Aprenda mais sobre a oração do santo terço e a importância de rezá-lo sempre, em todos os meses

Escrito por Beatriz Nery

27 OUT 2025 - 10H32 (Atualizada em 27 OUT 2025 - 14H10)

Gustavo Cabral/A12

Outubro é conhecido na Igreja como o Mês do Rosário. Essa tradição remonta ao século XVI, quando o Papa São Pio V instituiu a festa de Nossa Senhora do Rosário, em agradecimento pela vitória de Lepanto, uma batalha vencida após intensa oração do terço pelos fiéis.

Desde então, a Igreja convida os cristãos a redescobrirem o poder dessa devoção, especialmente em outubro, mas também ao longo de todo o ano.

Este mês também faz memória ao chamado missionário, logo, o Rosário é uma oração profundamente missionária, recorda o Pe. Pablo Vinicius, C.Ss.R., “A missão se faz com o terço na mão. Nossa Senhora caminha com os missionários, é a primeira discípula e, por isso, é invocada como ‘a missionária do Pai’”, afirma o sacerdote.

De acordo com a Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, de São João Paulo II, o Rosário “é uma oração de grande significado cristológico, centrada na contemplação do rosto de Cristo com os olhos e o coração de Maria. Essa prática leva o fiel a mergulhar nos mistérios da vida de Jesus, da encarnação à ressurreição, fortalecendo a fé e o amor filial à Mãe de Deus.

:: Por que nos faz tão bem rezar o terço? A ciência explica!

Rezar o Rosário é simples. Inicia-se com o Sinal da Cruz, seguido do Credo, um Pai-Nosso e três Ave-Marias em honra à Santíssima Trindade. Depois, contemplam-se os mistérios da salvação. O Pe. Pablo lembra: “O terço é a arma do cristão. Devemos tê-lo sempre conosco, para recordar que a oração é um refúgio seguro diante das lutas diárias.”

:: Reze o Terço Virtual aqui!

São João Paulo II também destacou que o Rosário “marca o ritmo da vida humana”, alternando silêncio, contemplação e invocação. O Santo Padre convidava cada católico a redescobrir o valor de fé dessa oração simples, capaz de transformar corações e conceder graças abundantes.

Como dizia o Papa Francisco, “rezar o terço é pouco aos olhos dos homens, mas muito aos olhos de Deus. Deus ama o que é pequeno e faz com que produza fruto”. A cada Ave-Maria, o cristão oferece a Deus um ato de amor e confiança, aprendendo com Maria a escutar e seguir Jesus.

Neste mês do Rosário, e em todos os outros, a Igreja convida cada fiel a retomar essa devoção. Para muitos apenas uma repetição de palavras, mas o Rosário vai além: é um caminho de contemplação, missão e encontro com o coração de Cristo.

:: Aprenda a rezar o Santo Terço e contemplar seus mistérios

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Dúvidas Religiosas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...