Espiritualidade

O sentido do Natal pós-pandemia

Fr. Rafael Peres Nunes de Lima C.Ss.R.

Escrito por Fr. Rafael Peres Nunes de Lima, C.Ss.R.

26 DEZ 2022 - 08H39 (Atualizada em 26 DEZ 2022 - 09H22)

SB Arts Media/ Shutterstock

O Natal possui uma forte ligação misteriosa com o acontecimento da Ressurreição de Jesus Cristo. Não apenas pelo fato de que os relatos da concepção, nascimento e infância de Jesus terem sido escritos após os eventos da Ressurreição, mas também porque eles apontam diretamente para os fatos da Sua Paixão, Morte e Ressurreição.

O encontro com Jesus no Natal é o encontro com a vida que brota após a noite das trevas; o mesmo encontro é com o Cristo Ressuscitado, após a noite da morte. O encontro com a vida eterna; o encontro com a luz.

A humanidade presenciou, nos últimos dois anos, o crepúsculo provocado pela pandemia da COVID-19. O ser humano percebeu quão frágil e delicada é a própria vida. Algo tão microscópico como o vírus da COVID-19, pode destruir milhões de vidas em pouco tempo.

A pandemia ainda não foi totalmente superada, mas já podemos respirar “tranquilos”, pois as vacinas e os avanços que a humanidade teve ao longo destes dois anos, ajudaram a perceber que uma luta pela vida não é feita apenas por um ou outro, mas por todos; onde todos se reúnem para alcançar um objetivo comum, toda a humanidade se beneficia de tais conquistas e prosperidades da vida.

Leia MaisMissa do Galo: Dom Orlando pede reconciliação, fraternidade e amabilidade na Noite de NatalNovena de Natal nos mostrou que a Esperança quer nos visitarMuitos homens e mulheres perderam entes queridos. Avôs, avós, pais e mães, filhos e filhas, entre tantos outros parentes e amigos que em decorrência da frágil situação em que se encontrava toda a humanidade, perderam suas vidas para o vírus da COVID-19. Espaços vazios na vida e no coração daqueles que continuaram vivos e buscando novos sentidos para a vida.

O Natal então deve ser o momento de renovar a esperança na vida eterna prometida por Cristo. Ele que veio ao mundo encarnando-se no seio da humanidade, experimentou também a dor do luto, mas não desanimou, pois Ele é a vida.

Esta data deve nos trazer novamente a alegria, não apenas do nascimento do Salvador, mas também a alegria da Ressurreição que aquece, acalma e tranquiliza os corações enlutados.

O Natal é o alvorecer da esperança; o nascer de um novo dia; o momento de realizarmos a experiência intima com Cristo que nasce nos corações dos homens e mulheres. Feliz Natal!

Escrito por
Fr. Rafael Peres Nunes de Lima C.Ss.R.
Fr. Rafael Peres Nunes de Lima, C.Ss.R.

Missionário Redentorista, Bacharel em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e estudante de Teologia no Instituto São Paulo de Estudos Superiores – ITESP.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...