Notícias

Novena de Natal nos mostrou que a Esperança quer nos visitar

Na Basílica Histórica foi concluída a preparação para o nascimento do Salvador no Santuário Nacional de Aparecida

Escrito por Alberto Andrade

23 DEZ 2022 - 08H12

Thiago Leon

O mistério da redenção de Cristo se torna mais visível aos nossos olhos e corações neste tempo em que estamos vivendo, o Advento, próximo ao seu Natal.

Leia MaisPedindo por paz, presidente da CNBB envia mensagem de Natal O que São Bonifácio e Thor têm a ver com a árvore de Natal?5 reflexões de São João Paulo II para o NatalAssim, o Santuário Nacional realizou durante nove dias um momento de orações e reflexões a respeito do nascimento de Jesus com o tema central “Venha a Belém, aqui nasce a esperança”.

A Novena de Natal deste ano foi concluída na noite desta quinta-feira (22) na Basílica Histórica em Aparecida (SP). A celebração foi presidida pelo reitor do Santuário Nacional, Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R., e animada pelo missionário redentorista Irmão Alan Patrick Zuccherato.

O tema do último dia foi “Natal: A Esperança visita a humanidade” que nos motivou a se aproximar do presépio onde o Senhor nos atrai com seu amor. E para viver mais intensamente o mistério da redenção de Cristo, precisamos aprender a compreender os sofrimentos humanos, daqueles que são mais vulneráveis.

Thiago Leon
Thiago Leon


A Esperança redentora

Após a leitura do Evangelho, Padre Catalfo explica que ao nos prepararmos para o Natal, nós damos um passo além e com pressa à direção do presépio, assim como fez Nossa Senhora.

“Maria poderia tomar uma atitude diferente, se acomodar ou se encher de orgulho e recusar a missão em gerar o Filho de Deus. Mas ela não faz isso, ao contrário, mas ao aceitar ao convite do Senhor, Maria se dirige apressadamente até a região da Judeia para servir sua prima Isabel. Nosso querido Arcebispo Dom Orlando sempre nos fala que quem ama tem pressa, quem ama se antecipa, quem ama vai além! Maria faz do serviço a sua missão, longe de honras e de glórias, ela é expressão de amor, ternura, ajuda e socorro àqueles que precisam!”.

Thiago Leon
Thiago Leon


Após refletir sobre a importância de Nossa Senhora e também de sua prima ao ficar feliz pela mãe do Salvador a visitar (Lc 1, 39-45), o reitor do Santuário falou da importância desta novena para adorar Cristo que é nossa esperança.

Oxalá todos nós pudessemos ter esse previlégio de João Batista, Isabel e Zacarias, de todos aqueles que vêm a Belém para ver e experimentar a esperança. A cada da noite da nossa Novena, somos surpreendidos com cada personagem do presépio, criado por São Francisco de Assis, que deixou o sinal do mistério de Deus em nossa vida. Mas o presépio não deve ser apenas um enfeite para nossas casas, ao contrário, também somos protagonistas desta cena tão especial. No presépio de Jesus ninguém é figurante, somos convidados! Essa é a beleza do Natal, de viver em família o primeiro de muitos dos momentos significativos de Jesus. Talvez, nós possamos viver a semelhança dos pastores que recebem o anúncio alegre do tempo da esperança, de reconhecer que Jesus é o Filho de Deus. Belém é a casa do pão e da misericórdia. E nesses nove dias, manifestamos esse convite tão especial para vocês devotos de Nossa Senhora: venham apressadamente a Belém, porque aqui nasce a Esperança!".


Acompanhe o último dia da Novena de Natal


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...