Missa do Galo: Dom Orlando pede reconciliação, fraternidade e amabilidade na Noite de Natal
Ao fim da Santa Missa, o Arcebispo de Aparecida partiu em procissão com o Menino Jesus para o Presépio do Santuário Nacional

Leia MaisGaroto de 10 anos recebe carro de Ação Social do SantuárioConfira curiosidades sobre o Morro do PresépioOrquestra, coral, luzes e muita fé! Esses foram alguns dos ingredientes que fizeram a Noite de Natal no Santuário Nacional ser especial.
A Casa da Mãe Aparecida recebeu, neste sábado (24), véspera de Natal, milhares de fiéis para celebrar a tradicional Missa do Galo.
O início da celebração das 20h, no Altar Central, teve luzes baixas no interior do Santuário. Ao desvelar a imagem do Menino Jesus, as luzes se acenderam numa linda demonstração da verdadeira luz que vem do céu.
A música que embalou a liturgia do nascimento do Deus Menino ficou sob responsabilidade do coral do Santuário Nacional e da orquestra do PEMSA.

Dom Orlando Brandes, Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida (SP), foi o presidente da Celebração e não poupou palavras para pedir um Natal de reconciliação, fraternidade e amabilidade para o povo brasileiro.
“Natal de 2022 tem um nome, tem um caminho, tem uma decisão, tem uma espiritualidade bem pé no chão. Sem muita poesia: nossa reconciliação, nossa fraternidade”, pediu o Arcebispo.

Dom Orlando citou as leituras da Santa Missa e o evangelho para fazer um paralelo com a realidade atual do país.
“Olhando para o presépio, nós vemos os anjos, Deus, pessoas humanas, os animais, tudo reconciliado. A primeira leitura falava da grande luz. Em 2022, a grande luz é nossa reconciliação”, iniciou Dom Orlando.
E continuou:
“Na segunda leitura, falava da graça do Natal. A grande graça para nós é a reconciliação. No Evangelho ouvimos os anjos cantando e pedindo paz na guerra. Reconciliação é o sinônimo da paz”, explicou o Arcebispo.
Por fim, Dom Orlando falou sobre um Natal de amabilidade e cordialidade, mas sem hostilidade.
“Natal de 2022 é o Natal da nossa amabilidade. Aprendemos a amabilidade de Maria, de José e do Meninos Jesus e vamos vencendo toda hostilidade”, falou Dom Orlando.

Em entrevista exclusiva ao A12, antes do inicio da Missa, o Arcebispo também falou sobre a importância da palavra esperança neste Natal de 2022.
“Nós, brasileiros, somos pessoas de esperança. A esperança nos acompanha cada dia. A gente espera o final do dia, espera o final da semana, espera o final do mês, espera o final do ano. Quem planta espera colher, o médico espera a saúda dos seus doentes e, então, nós também esperamos seguir os caminhos de Jesus”, disse Dom Orlando.
E falou sobre o futuro.
“A grande esperança de cada um de nós é que sejamos melhores do que somos. Precisamos falar da esperança para quem está desanimado, para quem está triste, para quem passa fome. Devemos ser testemunhos da esperança pelo nosso jeito de ser, pelo nosso jeito de falar e, sobretudo, pela fraternidade”, pediu Dom Orlando.
No fim da entrevista, momentos antes de entrar no corredor principal do Santuário Nacional, o Arcebispo desejou um próspero Natal para os devotos fiéis da Mãe Aparecida.

Antes do fim da celebração e da Consagração a Nossa Senhora Aparecida, Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., Reitor do Santuário Nacional, falou com o povo de Deus.
“Desejamos a você, querido devoto, que o Natal seja luz e seja esperança. Muito obrigado você que, ao longo deste ano, esteve sempre presente na vida do Santuário Nacional. Nossa gratidão! Feliz e Santo Natal a todos!”, desejou o Reitor.

Ao fim da Santa Missa, Dom Orlando Brandes partiu em procissão com o Menino Jesus para o Presépio do Santuário Nacional ao som da tradicional e pontual “Noite Feliz”.

.:: Veja a celebração na íntegra:

Romaria das Famílias enfatizou o direito à dignidade da Vida
Além das celebrações no Altar Central, o auditório Padre Noé Sotillo foi o centro de diversas palestras e testemunhos sobre os temas abordados na romaria.

5 curiosidades da Romaria do Terço dos Homens
A Romaria do Terço dos Homens completa a sua décima quinta edição no Santuário de Aparecida, neste ano de 2023. O movimento, que se tornou um fenômeno, é a maior Romaria do Santuário Nacional, reunindo, em 2020 (antes da pandemia), 85 mil homens.

Deus nos convida a reafirmar nosso compromisso como cristãos
O Evangelho deste domingo nos chama a “ser sal da Terra e Luz do Mundo”.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.