Maio é o mês das mães e de Nossa Senhora, mãe da Igreja. No dia 30, celebramos a memória de Santa Emília de Cesareia, testemunha do poder da maternidade e da fé em Deus.
Ela nasceu na Capadócia, e viveu no século IV. Foi uma mulher piedosa e buscou moldar sua vida ao exemplo de Maria, a mãe de Jesus. Sua espiritualidade a levou a abraçar a vocação do matrimônio com amor, caminho que a santificou.Leia MaisA história das Santas mães da Igreja são inspiração para o sim à vidaA Mãe e as mãesMaio: Mês de Maria e todas as Mães
Casou-se com Basílio, o Velho, com quem teve uma numerosa família. Dentre seus nove filhos, quatro são venerados como santos: Basílio Magno, Gregório de Nissa, Pedro de Sebaste e Macrina, a Jovem.
O filho mais conhecido foi Basílio, que se tornou um padre influente e foi consagrado bispo de Cesareia. Gregório também foi padre e deixou sua marca duradoura na Igreja com ensinamentos teológicos e espirituais.
A filha Macrina, que tinha muito conhecimento da Sagrada Escritura, consagrou-se à vida ascética e também foi exemplo do amor de Deus. Já o quarto filho santo, Pedro, tornou-se bispo de Sebaste, na Armênia Menor.
Após a morte do marido, Emília distribuiu seus bens e, junto a seus filhos, fundou uma comunidade monástica. Embora não tenha deixado escritos, seu testemunho de fé, sabedoria e maternidade frutificou na vida e missão de seus filhos.
Venerada principalmente no Oriente, Santa Emília é lembrada como exemplo de mãe cristã que, ao cuidar das almas confiadas por Deus, influenciou não só sua família, mas também a história da Igreja.
::. Conheça a história de pais, mães e irmãos santos
Fonte: Aliança de Misericórdia | Aleteia
No Angelus, Papa destaca São José como modelo de fé
O Papa Leão XIV convidou os fiéis a se inspirarem em São José para viver os últimos dias do Advento preparando o coração para o Natal.
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário litúrgico.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.