A apresentação de crianças na Igreja é um costume que vem ganhando espaço nas comunidades, paróquias e ocorre normalmente ao final das Santas Missas, quando os fiéis presentes podem conhecer e rezar, por exemplo, pelo recém-nascido ou bebê. Leia MaisOração para quando a criança for dormirComo fazer com que a Missa seja interessante para crianças?“A paciência tudo alcança”: como ensiná-la às crianças?
De acordo com o Padre Carlinhos Melo, da Arquidiocese de Aparecida, o gesto tem base na passagem bíblica da Apresentação do Menino Jesus no templo (cf. Lc 2,22-35).
“E quando se completaram os dias para eles se purificarem, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor…”
São José e Nossa Senhora, para o cumprimento da lei, apresentaram o Menino de Jesus no templo.
“Conforme a Lei, sobre a mulher gestante incidiam várias exigências a serem cumpridas quando do nascimento da criança. A consagração dos primogênitos era feita no ato da circuncisão, no sexto dia do nascimento (Ex 22,28s; Lv 12,3). A purificação da mãe acontecia trinta e três dias depois da circuncisão”, explicou o padre Carlinhos.

O padre explicou também que não é um costume que ocorre em todas as paróquias e comunidades, mas pode ser considerada uma forma de aproximar a família e os pais da comunidade.
“Aproxima a família e os pais na comunidade e já ajuda a preparar o batismo dessa criança, para que aconteça. Lembrando que uma das consequências do batismo é a sua inserção na comunidade. [Na apresentação] o padre acolhe, mostra a criança para a comunidade, mas isso não substitui o batismo”, afirmou.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.