A apresentação de crianças na Igreja é um costume que vem ganhando espaço nas comunidades, paróquias e ocorre normalmente ao final das Santas Missas, quando os fiéis presentes podem conhecer e rezar, por exemplo, pelo recém-nascido ou bebê. Leia MaisOração para quando a criança for dormirComo fazer com que a Missa seja interessante para crianças?“A paciência tudo alcança”: como ensiná-la às crianças?
De acordo com o Padre Carlinhos Melo, da Arquidiocese de Aparecida, o gesto tem base na passagem bíblica da Apresentação do Menino Jesus no templo (cf. Lc 2,22-35).
“E quando se completaram os dias para eles se purificarem, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor…”
São José e Nossa Senhora, para o cumprimento da lei, apresentaram o Menino de Jesus no templo.
“Conforme a Lei, sobre a mulher gestante incidiam várias exigências a serem cumpridas quando do nascimento da criança. A consagração dos primogênitos era feita no ato da circuncisão, no sexto dia do nascimento (Ex 22,28s; Lv 12,3). A purificação da mãe acontecia trinta e três dias depois da circuncisão”, explicou o padre Carlinhos.

O padre explicou também que não é um costume que ocorre em todas as paróquias e comunidades, mas pode ser considerada uma forma de aproximar a família e os pais da comunidade.
“Aproxima a família e os pais na comunidade e já ajuda a preparar o batismo dessa criança, para que aconteça. Lembrando que uma das consequências do batismo é a sua inserção na comunidade. [Na apresentação] o padre acolhe, mostra a criança para a comunidade, mas isso não substitui o batismo”, afirmou.
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.