Igreja

Dia do Biólogo: o cuidado da “Casa Comum”

Escrito por Letícia Dias

03 SET 2022 - 07H45 (Atualizada em 08 SET 2022 - 11H08)

Reprodução/ Diocese de Uruguaiana


No dia 03 de setembro é comemorado no Brasil o Dia do Biólogo, ou seja, dos profissionais que se aplicam aos estudos e pesquisas sobre os seres vivos e também atuam na preservação e conscientização acerca do meio ambiente. 

Leia MaisSemana Laudato si' traz reflexões sobre o cuidado urgente com a Casa ComumHora do Planeta chama a atenção para o cuidado com nossa Casa ComumNesse sentido, a Igreja traz, na Encíclica Fratelli Tutti e na Exortação Apostólica pós-sinodal Querida Amazônia, do papa Francisco, alguns pontos para o cuidado com o meio ambiente e a fraternidade entre as pessoas.

Dom Eurico dos Santos Veloso, arcebispo emérito de Juiz de Fora (MG), explicou em um artigo publicado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que se há o desejo de se construir um mundo melhor para todos, é necessário respeitar o meio em que vivemos.

Nesta Encíclica, afirmou o arcebispo:

O Papa Francisco quer se dirigir ao coração das pessoas, pedindo para que elas tenham mais amor no coração e consequentemente Deus no coração, cuidando delas mesmas e dos outros, respeitando essa casa comum”.

Querida Amazônia

Na Exortação Apostólica pós-sinodal Querida Amazônia, o papa fala sobre um sonho ecológico:

“Se o cuidado das pessoas e o cuidado dos ecossistemas são inseparáveis, isto torna-se particularmente significativo lá onde «a floresta não é um recurso para explorar, é um ser ou vários seres com os quais se relacionar. A sabedoria dos povos nativos da Amazónia «inspira o cuidado e o respeito pela criação, com clara consciência dos seus limites, proibindo o seu abuso. Abusar da natureza significa abusar dos antepassados, dos irmãos e irmãs, da criação e do Criador, hipotecando o futuro»[…] Os danos à natureza preocupam-nos, de maneira muito direta e palpável, porque – dizem eles – «somos água, ar, terra e vida do meio ambiente criado por Deus. Por conseguinte, pedimos que cessem os maus-tratos e o extermínio da “Mãe Terra”. A terra tem sangue e está sangrando…”


Dom Roque Paloschi fala sobre o cuidado com nosso meio ambiente


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...