Uma das regiões eclesiásticas mais importantes do Nordeste brasileiro, a Diocese de Petrolina (PE) completou 100 anos no último dia 30 de novembro.
Leia MaisCNBB e Dioceses brasileiras iniciam Campanha para a Evangelização7 fatos marcantes de Dom Orlando à frente da Arquidiocese de AparecidaEntre os dias 20 e 26 do mês passado foi realizada uma Semana Jubilar, onde foram celebradas Missas, e também foram promovidos encontros com as diversas pastorais e movimentos, clero, religiosos, seminaristas, como também apresentações musicais e a realização do Congresso Eucarístico Diocesano.
“Agradecemos a Deus por essa história centenária iniciada por Dom Antônio Maria Malan, com a sua profecia de que ao redor da matriz a cidade iria se desenvolver. Hoje, podemos ver com clareza as maravilhas da ação da Igreja que, sempre próxima ao povo de Deus, ajudou a construir e a progredir com as sementes do Evangelho, esta região do sertão de pernambucano”, disse o Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, que celebrou a Missa Solene do evento jubilar.
A comunidade de Petrolina foi elevada a Diocese em 30 de novembro de 1923 pelo Papa Pio XI, quando foi desmembrada da Diocese de Pesqueira (PE), e em sua história já teve oito bispos diocesanos.
Petrolina tem 32 padres e quatro diáconos transitórios, que exercem a missão em 28 paróquias, sendo duas quase-paróquias e duas áreas pastorais, presentes em oito cidades, e a Diocese tem como padroeiros Nossa Senhora Rainha dos Anjos e o Sagrado Coração de Jesus Cristo Rei.
Terra fértil de fé e devoção
Desde março de 2018 como administrador diocesano, Dom Francisco Canindé Palhano enfatizou a vocação da comunidade como berço de muita fé e seguimento do Evangelho de Cristo.
“Há cem anos, Petrolina recebia a notícia que seu pequeno território estava sendo elevado à categoria de bispado, de diocese. Hoje nos reunimos e nos encontramos com a Igreja de Cristo, povo de Deus, para cantarmos as maravilhas do Bom Pastor deste chão tão fecundo de fé, de amor e de devoção. De onde brotam sementes lançadas ao chão, sendo a alegria da semeadura do Evangelho”.
Dom Orani também ressaltou que o povo de Deus presente em Petrolina utilizou muito bem este tempo de festa para intensificar as orações, as indulgências e fazer mais reflexões, assim para viver melhor a fé cristã.
“A influência que a Igreja teve nos inícios para o desenvolvimento da cidade é uma tradição na qual somos chamados a dar continuidade. De ver como podemos iluminar e conduzir as pessoas em suas necessidades. De ajudar as pessoas e o mundo a ser melhor nos seus relacionamentos, nos valores cristãos, no próprio desenvolvimento humano e social. Uma proximidade que, por Jesus Cristo, as pessoas possam viver, de fato, a vida cristã, a ter vida em abundância”, disse o Arcebispo.
.::Comunidade, Paróquia, Diocese, Arquidiocese: Como a Igreja se organiza?
Fonte: CNBB
A missão dos idiomas na evangelização global
Papa Francisco e Cardeal Parolin destacam o multilinguismo como ferramenta essencial para promover paz, fraternidade e evangelização. Saiba mais.
800 anos dos Estigmas de São Francisco são celebrados em Aparecida
Experiência única de Francisco com Cristo será celebrada na Casa da Mãe
Centro de Eventos acolhe Seminário de Educação Infantil
O Seminário de Educação Infantil 2024, promovido pela FLUPP, reunirá educadores para compartilhar experiências e fortalecer a educação da primeira infância. Saiba mais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.