Uma das regiões eclesiásticas mais importantes do Nordeste brasileiro, a Diocese de Petrolina (PE) completou 100 anos no último dia 30 de novembro.
Leia MaisCNBB e Dioceses brasileiras iniciam Campanha para a Evangelização9 fatos sobre Dom Orlando à frente da Arquidiocese de AparecidaEntre os dias 20 e 26 do mês passado foi realizada uma Semana Jubilar, onde foram celebradas Missas, e também foram promovidos encontros com as diversas pastorais e movimentos, clero, religiosos, seminaristas, como também apresentações musicais e a realização do Congresso Eucarístico Diocesano.
“Agradecemos a Deus por essa história centenária iniciada por Dom Antônio Maria Malan, com a sua profecia de que ao redor da matriz a cidade iria se desenvolver. Hoje, podemos ver com clareza as maravilhas da ação da Igreja que, sempre próxima ao povo de Deus, ajudou a construir e a progredir com as sementes do Evangelho, esta região do sertão de pernambucano”, disse o Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, que celebrou a Missa Solene do evento jubilar.

A comunidade de Petrolina foi elevada a Diocese em 30 de novembro de 1923 pelo Papa Pio XI, quando foi desmembrada da Diocese de Pesqueira (PE), e em sua história já teve oito bispos diocesanos.
Petrolina tem 32 padres e quatro diáconos transitórios, que exercem a missão em 28 paróquias, sendo duas quase-paróquias e duas áreas pastorais, presentes em oito cidades, e a Diocese tem como padroeiros Nossa Senhora Rainha dos Anjos e o Sagrado Coração de Jesus Cristo Rei.
Terra fértil de fé e devoção
Desde março de 2018 como administrador diocesano, Dom Francisco Canindé Palhano enfatizou a vocação da comunidade como berço de muita fé e seguimento do Evangelho de Cristo.
“Há cem anos, Petrolina recebia a notícia que seu pequeno território estava sendo elevado à categoria de bispado, de diocese. Hoje nos reunimos e nos encontramos com a Igreja de Cristo, povo de Deus, para cantarmos as maravilhas do Bom Pastor deste chão tão fecundo de fé, de amor e de devoção. De onde brotam sementes lançadas ao chão, sendo a alegria da semeadura do Evangelho”.

Dom Orani também ressaltou que o povo de Deus presente em Petrolina utilizou muito bem este tempo de festa para intensificar as orações, as indulgências e fazer mais reflexões, assim para viver melhor a fé cristã.
“A influência que a Igreja teve nos inícios para o desenvolvimento da cidade é uma tradição na qual somos chamados a dar continuidade. De ver como podemos iluminar e conduzir as pessoas em suas necessidades. De ajudar as pessoas e o mundo a ser melhor nos seus relacionamentos, nos valores cristãos, no próprio desenvolvimento humano e social. Uma proximidade que, por Jesus Cristo, as pessoas possam viver, de fato, a vida cristã, a ter vida em abundância”, disse o Arcebispo.
.::Comunidade, Paróquia, Diocese, Arquidiocese: Como a Igreja se organiza?
Fonte: CNBB
Por que o Natal já anuncia a Paixão de Cristo?
Entenda por que a Igreja antecipa o mistério pascal nas Oitavas do Natal na liturgia, que compreende o mistério da vinda de Jesus para a Salvação de todos
Uma mensagem especial de Natal para você
Jubileu da Esperança nos convida a renovar a fé e viver uma esperança ativa, mantendo a chama da confiança em Deus acesa no coração.
Em meio à secularização, Nova York vive onda de conversões
Nova York registra crescimento de adultos na Igreja Católica, impulsionado por buscas espirituais em meio à crise, à secularização e ao vazio do consumismo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.