Na última terça-feira (14) em sua Igreja Matriz, foi apresentada para a Paróquia São Luís Gonzaga, localizada em Brusque (SC), uma relíquia de primeiro grau do seu santo padroeiro.
Leia MaisComissão Pastoral para a Juventude divulga plano de evangelização JMJ 2023: Papa é o primeiro inscrito para esse grande encontro da juventudeUm fragmento de osso de São Luís foi concedido pela Congregação dos Jesuítas, em referência aos 150 anos de fundação da Paróquia, que recebeu este título em julho de 1873.
Esta é a terceira vez que a paróquia recebe este santo presente.
No lançamento do Ano Jubilar, em julho de 2022, Dom Murilo Krieger, arcebispo Metropolitano Emérito de Salvador (BA) e natural de Brusque, entregou uma relíquia de São João Paulo II, o papa da Juventude.
Ainda em setembro de 2022, durante o Jubileu da Juventude, foi recebida mais uma relíquia de primeiro grau, direto da Itália, a do Beato Carlo Acutis, conhecido como “Ciberapóstolo da Eucaristia”.
“Dentro de todo o contexto do nosso trabalho com os jovens e os nossos seminários, que sempre são um centro de formação de vocações, fizemos um pedido à Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, em Roma, que prontamente fez contato com o procurador dos Jesuítas, o qual recebeu nossa solicitação e nos presenteou com uma relíquia de primeiro grau do nosso padroeiro. Então, é com grande alegria que recebemos este pedacinho do santo que é tão importante para nós”, celebra o padre Diomar Romaniv, scj, pároco da comunidade catarinense, pelo recebimento deste presente do padroeiro da juventude e dos seminaristas.
A relíquia ficará na paróquia, junto com outros presentes recebidos nos festejos dos seus 150 anos.
“Queremos elaborar um espaço, aqui na Matriz, para ser um memorial do Ano Jubilar, onde vão estar expostas as três relíquias, mais a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que ganhamos do Santuário Nacional, e a Bênção Apostólica enviada pelo Papa Francisco. O intuito é fazer com que a memória deste ano tão especial para nós, seja permanente”, ressalta o pároco.
São Luís, símbolo da santidade na juventude
Aqui no A12, já abordamos a perseverança do santo, que nos ensina a viver nossa fé sempre atendendo ao chamado de Deus.
Luís tinha 14 anos quando venceu as resistências da família, renunciou ao título a que tinha direito por descendência e à herança e entrou para o noviciado romano dos jesuítas.
Em sua missão evangelizadora, o jovem escolheu para si as tarefas mais humildes e o atendimento aos doentes, principalmente durante as epidemias que atingiram Roma. Desta forma, ele contraiu a doença e veio a falecer com apenas 23 anos, em 21 de junho de 1591.
Por essas decisões, perseverança amor e fé, São Luís Gonzaga se tornou modelo para os jovens.
Dom Orlando fala sobre São Luís Gonzaga
Fonte: Pascom Paróquia São Luís Gonzaga
Dogmas da Igreja: o Papa é infalível quando se pronuncia 'ex catedra'
Conheça os dogmas da Igreja que são afirmações de fé em relação ao Papa. Leia mais!
Por que celebramos a Exaltação da Santa Cruz com alegria?
Celebramos na Festa da Exaltação da Cruz a vitória de Jesus Cristo sobre a morte. Saiba mais!
"Ação Missionária Sem Fronteiras" reúne jovens de todo o Brasil em PE
O objetivo é incentivar o protagonismo missionário e fortalecer os laços entre os jovens de todo o país.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.