Igreja

Porto Alegre (RS) tem novo bispo auxiliar

Monsenhor Juarez Albino, dos Rogacionistas do Coração de Jesus, foi eleito pelo Papa Francisco para a missão de pastorear a Arquidiocese gaúcha

Escrito por Redação A12

08 MAR 2023 - 10H00 (Atualizada em 08 MAR 2023 - 12H07)

Reprodução - Facebook Matriz em Foco

A Sala de Imprensa do Vaticano informou nesta quarta-feira (8), que a Arquidiocese de Porto Alegre (RS) recebe um novo bispo auxiliar. O Papa Francisco elegeu o Monsenhor Juarez Albino Destro, 56 anos, para esta nova missão.

Leia MaisCNBB divulga nota sobre ética para obter vinho canônicoNovos bispos contam suas experiências em formação da CNBBO sacerdote faz parte da Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus e, atualmente, está a serviço da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na assessoria da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.

"Sem dúvida, as contribuições que o senhor tem dado até o momento, na missão rogacionista e a serviço desta Conferência serão potencializadas, ganhando novas e maiores dimensões em seu ministério episcopal. O Senhor Jesus, ungido do Espírito Santo, e que faz os corações arderem e os pés se colocarem a caminho, permita frutificar vocações por meio de seu ministério, ajudando a discernir a graça do chamado divino e a urgência da missão", retrata um trecho da saudação da presidência da CNBB ao novo bispo.

Monsenhor Juarez recebeu a nomeação com muita alegria e ciente da grande responsabilidade desta missão. Afirmou estar "aberto aos novos aprendizados para melhor servir, com o amor e a sensibilidade do Bom Pastor e de Nossa Senhora, e a convicção e postura de vida de Santo Aníbal Maria Di Francia (Fundador das Filhas do Divino Zelo e dos Rogacionistas), que dedicou toda sua vida pelas vocações”.

Reprodução - Facebook
Reprodução - Facebook
Monsenhor Juarez e Padre Patriky, subsecretário adjunto da CNBB

Biografia e missões

Nascido em Criciúma (SC), emitiu os primeiros votos na Congregação Rogacionista no dia 27 de janeiro de 1990 e foi ordenado padre 24 de agosto de 1996, com o lema: “Eles imediatamente deixaram as redes e seguiram a Jesus” (Mc 1,18). Além da Filosofia e Teologia, o novo bispo tem especialização em Comunicação Social.

Ficou a frente do cargo de Provincial dos Rogacionistas por dois mandatos, de 2010 a 2018, desempenhando funções na Diretoria e na Presidência do Instituto de Pastoral Vocacional (IPV).

A partir do conhecimento e experiência em sua congregação, em 2019 foi enviado para Brasília (DF) e atuou na assessoria da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e o acompanhamento espiritual das Equipes de Nossa Senhora (ENS).

No ano passado, foi eleito vigário e conselheiro provincial para o setor Formação da Província Rogacionista São Lucas, que engloba as regiões de Angola, Argentina, Brasil e Paraguai. Também foi nomeado Secretário Provincial e, em dezembro de 2022, foi nomeado formador da Etapa da Configuração.


Bispos missionários redentoristas falam de suas missões

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...