A Semana Santa traz um significado profundo para nós, pois representa a memória da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. E bem vivê-la é também saber aproveitar a rica liturgia desse período.
Em muitas passagens do Evangelho que narram as manifestações de Jesus, encontramos ao final a frase “mas seu momento ainda não havia chegado”. Jesus veio para cumprir a sua missão salvífica, porém havia o tempo certo para ela se cumprir.
Quando acompanhamos as narrações bíblicas, entendemos todo o caminho de Jesus por esta terra até o ápice do seu mistério. A partir do momento em que ele é entregue para morrer, inicia os acontecimentos que meditamos na Semana Maior da nossa fé.
Domingo de Ramos 🌿
Tudo começa com a grande entrada triunfal de Cristo em Jerusalém. Aclamado como rei, será também em poucos dias entregue para morrer. É contraditório, difícil de compreender, mas essa incoerência carregamos, muitas vezes, com os pecados que cometemos.
No domingo de ramos, busque participar da procissão em sua paróquia, caminhe com o ramo colocando-se no enredo daquela história, a qual somos também participantes. Escute, medite e releia a Paixão de Jesus, segundo o Evangelho de Lucas.
Se possível, prepare um lugar de destaque em sua casa para colocar um crucifixo, no qual você possa fixar o olhar por alguns minutos durante a semana.

Segunda-feira Santa 🤲🏽
O convite da liturgia para este dia é para meditarmos a presença de Jesus em Betânia, na casa de seu amigo Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos.
Seis dias antes da Páscoa, também Judas Iscariotes, aquele que havia de o entregar, questiona a atitude de Maria, irmã de Lázaro que derramara perfume nos pés de Jesus.
Jesus diz: "Deixa-a; é para o dia de meu sepultamento que ela devia guardá-lo. Pobres, sempre tereis convosco; mas a mim, nem sempre tereis”. (Jo 12,1)
Terça-feira Santa 🤲🏽
Dedique-se mais tempo à oração por meio da leitura do Evangelho. Converse com sua família sobre aquilo que tocar mais forte ao seu coração.
Neste dia, Jesus se encontra à mesa com seus discípulos e revela que seria entregue por algum deles. Ainda sem compreender aquelas palavras, a passagem do Evangelho diz que os discípulos ficam “desconcertados” e olhavam uns para os outros.
Depois, Jesus ainda revela que Pedro haveria de negá-lo antes ainda do galo cantar. “Pedro disse: “Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu darei a minha vida por ti!” Respondeu Jesus: “Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes”.” (Jo 13)
Tente se imaginar naquela cena e compreender a dor que o coração de Jesus já sentia por tudo aquilo que estava por vir.
Quarta-feira Santa 🤲🏽
A liturgia da quarta-feira comunica a dura verdade da traição de Judas. Também ao redor da mesa, Jesus reafirma que o “O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele. Então Judas, o traidor, perguntou: “Mestre, serei eu?” Jesus lhe respondeu: “Tu o dizes”.”
Busque recolher-se em alguns minutos de oração e dialogar com Jesus sobre o que está por vir. Acolha cada momento que marca a história da nossa salvação.
Quinta-feira Santa 🤲🏽
“... tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”. Jesus realiza um ato marcante, de profunda humildade e ensinamento: lava os pés dos discípulos.
Na missa de lava-pés, mergulhe nessa passagem: “Compreendeis o que acabo de fazer? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz”. (Jo 13)

Sexta-feira Santa ✝
Chega o dia da Paixão de Cristo. Em silêncio meditamos na via dolorosa vivida por Jesus. Você pode meditar no Relógio da Paixão, que marca os últimos momentos de Cristo, desde a quinta-feira até o sepultamento.
Na Sexta Santa, participe da liturgia composta pela Liturgia da Palavra, Adoração da Cruz e Comunhão. Viva o recolhimento, o arrependimento e o respeito.
Sábado Santo 🕯
O sábado é o tempo do silêncio e da espera. Com o coração expectante para a ressurreição de Jesus, medite na espera de Maria.
Se prepare então para viver a Vigília Pascal ou Sábado de Aleluia, a celebração solene que marca a noite da véspera da Páscoa, com nove leituras, sendo sete do Antigo Testamento e duas do Novo Testamento.
“Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui. Ressuscitou!”. (Lc 24)

Domingo de Páscoa 🙌🏽
Enfim a Páscoa do Senhor! Maria Madalena encontra o túmulo vazio e corre para contar aos demais a grande notícia, a mim e a você. Fomos salvos por um alto preço e um Amor incomensurável!
Participe da Santa Missa em família e celebre a grande alegria de nossas vidas: Cristo venceu a morte, Ele vive e está entre nós!
Além das celebrações tradicionais, algumas paróquias realizam outras celebrações como sermões, teatros, procissões e paraliturgias. A Semana Santa aponta para o maior e único acontecimento da história que se renova pelos séculos e é a razão da nossa fé.

Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.