A Semana Santa traz um significado profundo para nós, pois representa a memória da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. E bem vivê-la é também saber aproveitar a rica liturgia desse período.
Em muitas passagens do Evangelho que narram as manifestações de Jesus, encontramos ao final a frase “mas seu momento ainda não havia chegado”. Jesus veio para cumprir a sua missão salvífica, porém havia o tempo certo para ela se cumprir.
Quando acompanhamos as narrações bíblicas, entendemos todo o caminho de Jesus por esta terra até o ápice do seu mistério. A partir do momento em que ele é entregue para morrer, inicia os acontecimentos que meditamos na Semana Maior da nossa fé.
Domingo de Ramos 🌿
Tudo começa com a grande entrada triunfal de Cristo em Jerusalém. Aclamado como rei, será também em poucos dias entregue para morrer. É contraditório, difícil de compreender, mas essa incoerência carregamos, muitas vezes, com os pecados que cometemos.
No domingo de ramos, busque participar da procissão em sua paróquia, caminhe com o ramo colocando-se no enredo daquela história, a qual somos também participantes. Escute, medite e releia a Paixão de Jesus, segundo o Evangelho de Lucas.
Se possível, prepare um lugar de destaque em sua casa para colocar um crucifixo, no qual você possa fixar o olhar por alguns minutos durante a semana.

Segunda-feira Santa 🤲🏽
O convite da liturgia para este dia é para meditarmos a presença de Jesus em Betânia, na casa de seu amigo Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos.
Seis dias antes da Páscoa, também Judas Iscariotes, aquele que havia de o entregar, questiona a atitude de Maria, irmã de Lázaro que derramara perfume nos pés de Jesus.
Jesus diz: "Deixa-a; é para o dia de meu sepultamento que ela devia guardá-lo. Pobres, sempre tereis convosco; mas a mim, nem sempre tereis”. (Jo 12,1)
Terça-feira Santa 🤲🏽
Dedique-se mais tempo à oração por meio da leitura do Evangelho. Converse com sua família sobre aquilo que tocar mais forte ao seu coração.
Neste dia, Jesus se encontra à mesa com seus discípulos e revela que seria entregue por algum deles. Ainda sem compreender aquelas palavras, a passagem do Evangelho diz que os discípulos ficam “desconcertados” e olhavam uns para os outros.
Depois, Jesus ainda revela que Pedro haveria de negá-lo antes ainda do galo cantar. “Pedro disse: “Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu darei a minha vida por ti!” Respondeu Jesus: “Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes”.” (Jo 13)
Tente se imaginar naquela cena e compreender a dor que o coração de Jesus já sentia por tudo aquilo que estava por vir.
Quarta-feira Santa 🤲🏽
A liturgia da quarta-feira comunica a dura verdade da traição de Judas. Também ao redor da mesa, Jesus reafirma que o “O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele. Então Judas, o traidor, perguntou: “Mestre, serei eu?” Jesus lhe respondeu: “Tu o dizes”.”
Busque recolher-se em alguns minutos de oração e dialogar com Jesus sobre o que está por vir. Acolha cada momento que marca a história da nossa salvação.
Quinta-feira Santa 🤲🏽
“... tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”. Jesus realiza um ato marcante, de profunda humildade e ensinamento: lava os pés dos discípulos.
Na missa de lava-pés, mergulhe nessa passagem: “Compreendeis o que acabo de fazer? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz”. (Jo 13)

Sexta-feira Santa ✝
Chega o dia da Paixão de Cristo. Em silêncio meditamos na via dolorosa vivida por Jesus. Você pode meditar no Relógio da Paixão, que marca os últimos momentos de Cristo, desde a quinta-feira até o sepultamento.
Na Sexta Santa, participe da liturgia composta pela Liturgia da Palavra, Adoração da Cruz e Comunhão. Viva o recolhimento, o arrependimento e o respeito.
Sábado Santo 🕯
O sábado é o tempo do silêncio e da espera. Com o coração expectante para a ressurreição de Jesus, medite na espera de Maria.
Se prepare então para viver a Vigília Pascal ou Sábado de Aleluia, a celebração solene que marca a noite da véspera da Páscoa, com nove leituras, sendo sete do Antigo Testamento e duas do Novo Testamento.
“Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui. Ressuscitou!”. (Lc 24)

Domingo de Páscoa 🙌🏽
Enfim a Páscoa do Senhor! Maria Madalena encontra o túmulo vazio e corre para contar aos demais a grande notícia, a mim e a você. Fomos salvos por um alto preço e um Amor incomensurável!
Participe da Santa Missa em família e celebre a grande alegria de nossas vidas: Cristo venceu a morte, Ele vive e está entre nós!
Além das celebrações tradicionais, algumas paróquias realizam outras celebrações como sermões, teatros, procissões e paraliturgias. A Semana Santa aponta para o maior e único acontecimento da história que se renova pelos séculos e é a razão da nossa fé.

No Angelus, Papa afirma: “Nada é impossível para Deus”
No Angelus, Papa Leão XIV recorda que nada é impossível para Deus e chama os fiéis, neste tempo do Advento, a confiarem e serem como pequenas luzes no mundo.
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.