“Quem não é contra nós é a nosso favor. Em verdade eu vos digo: quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa” (Mc 9,40,41)
Neste 26º Domingo do Tempo Comum celebramos o Dia da Bíblia, porque a Palavra de Deus é comunicada com palavras humanas e antes de tornar-se livro, foi vivida por inúmeras comunidades ao longo dos tempos. A Palavra manifestada nas Sagradas Escrituras deveria estar ao alcance de todos, porém, ao longo deste tempo, faltaram pessoas que pensaram que a Bíblia não poderia ser acessível a todos, como hoje os discípulos demonstram ao proibir alguém de usar o nome de Jesus.
Leia MaisA sabedoria de Cristo nos ensina a grandeza do servirÉ necessário reconhecer e seguir Jesus com atitudes!A liturgia deste domingo (29) nos revela que precisamos respeitar a liberdade de Deus caso queiramos mesmo fazer parte da comunidade do seu Reino, como nos lembra São Tiago na segunda leitura (Tg 5, 1-6), que não somos proprietários dos dons do Alto, mas semeadores chamados a partilhar com os outros aquilo que recebemos. Por isso, colocar a confiança em bens materiais pode facilmente nos levar a ganância e a cobiça, o que causa o acúmulo desses bens.
No Evangelho, São Marcos relata que Jesus convida os seus seguidores a se abrirem para a gratuidade do Reino de Deus. Quando responde aos discípulos, que ficaram indignados ao ver pessoas pregando o Evangelho sem pertencer ao seu grupo, revela que não devemos querer ser os possuidores exclusivos do bem e da verdade, mas precisamos reconhecer e aceitar que a presença do Espírito Santo pode se realizar através de outras pessoas, sendo sinais vivos do amor divino no meio do mundo.

A ação dessas pessoas que não faziam do grupo de discípulos, “mas tinham a audácia” de usar o nome de Jesus para fazer o bem, causou a indignação por ferir as regras de uma “hierarquia” estabelecida por eles mesmos e que supostamente lhes garantiria poder e prestígio no momento oportuno.
Anos depois, São Pedro já amadurecido pela idade e pela conversão, continuou exortando as comunidades cristãs a lembrarem sempre que todos são chamados a ser “bons administradores da multiforme graça de Deus, colocando à disposição dos outros o dom que recebeu”. (1Pe 4,10)
Jesus os convida a fortalecer a acolhida a partir de um gesto simples, mas que podem criar e fortalecer laços fraternos, como oferecer um copo de água. Cristo exorta ainda a zelar para não se tornar causa de escândalos.
Como você pode conferir neste material do A12, precisamos da Tradição e do Magistério da Igreja para entender a Palavra de Deus. Entendendo a parábola do olho e da mão arrancados, somos convidados a arrancar da nossa própria vida todos os sentimentos e atitudes que são incompatíveis com os valores do Reino. Todo cuidado é necessário para querer “brigar” por lugares de destaque no Reino e acabarmos impedidos de ingressar nele, porque nosso coração se tornou inconciliável com os seus princípios.
“Essa linguagem forte é um convite à conversão e à radicalidade no seguimento de Cristo. A mensagem central é que devemos estar dispostos a sacrificar o que nos impede de viver plenamente a vida que Deus nos oferece. A Liturgia da Palavra nos convida a refletir sobre a nossa relação com Deus e com os outros.
Somos chamados a confiar na Providência divina, a usar nossos recursos para o bem comum e a viver em comunhão com todos, reconhecendo a presença de Deus em cada um. Peçamos a Deus que nos ajude a abrir nossos corações para a mensagem de amor e justiça que nos é proposta, permitindo que a luz de Cristo ilumine nosso caminho e nos conduza a uma vida cristã plena e significativa”, disse Dom Antonio Carlos Rossi Keller, Bispo de Frederico Westphalen (RS) neste artigo para o site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Jornada Bíblica explica a visão de São Marcos sobre Jesus
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.