Encerramos o mês de agosto, o mês das vocações, e iniciamos setembro, o mês da Bíblia. Desde o ano de 1971, a Igreja no Brasil destaca a Palavra de Deus neste período, mas esta não é uma exclusividade do nosso país.
Como no dia 30 de setembro a Igreja faz memória a São Jerônimo, conhecido por propagar as Sagrada Escrituras, é comum encontrarmos em outros países esta celebração no mesmo período.
Portanto, o mês de setembro propõe a mim e a você maior aproximação com a Palavra de Deus. Por isso, o portal A12 sugere acompanhar a Liturgia da Palavra pelo Deus Conosco, presente no Aplicativo Aparecida.
O que mais celebramos na Liturgia neste mês?
Uma das festas marianas mais antigas, teve origem no século IV em Jerusalém e foi introduzida em Roma no século VIII pelo Papa Sérgio I. A Natividade da Virgem Maria está ligada à dedicação da basílica de Santa Ana.
Celebrada no dia 8 de setembro, no calendário romano essa festa litúrgica é a terceira de “natividade”, junto com a celebração do Natal e da Natividade de São João Batista. Mais importante que a natividade de Maria, a Igreja celebra a sua Anunciação, mas ambas são episódios marcantes da fé.
No dia 14 de setembro, celebramos a festa da Exaltação da Santa Cruz, na 24ª Semana do Tempo Comum. Sua origem está na consagração de duas igrejas em Jerusalém, no ano de 335: Ressurreição e Martyrium.
No dia seguinte à consagração, houve uma cerimônia solene com a exaltação da Cruz que a Imperatriz Helena havia encontrado no ano 320. Já em 614, a Cruz foi levada pelos persas, mas recuperada pelo imperador bizantino Heráclio após vencer Cosroes II, sendo devolvida a Jerusalém.
Nesta celebração, não se exalta o sofrimento da Cruz, mas o amor de Deus manifestado em Cristo que, sendo Deus, humilhou-se até a morte por nossa salvação.
Essa festa litúrgica é celebrada em 15 de setembro desde o ano de 1814, quando foi instituída por Pio VII e teve a data fixada por Pio X, logo após a Exaltação da Santa Cruz.
A devoção à Nossa Senhora das Dores surgiu no fim do século XI e foi fortalecida pela Ordem dos Servos de Maria, fundada em 1233, que propagou o culto às Sete Dores de Maria. O hino Stabat Mater, de Jacopone de Todi, também consolidou essa piedade.
Quando fazemos memória a este título da Mãe de Deus, refletimos sobre as suas dores aos pés da Cruz do Seu Filho. Como filhos dessa Mãe terna e pura, possamos nós aprender pelo seu exemplo a estar perto de Jesus, mesmo nos momentos dolorosos e de sacrifícios.
No dia 29 de setembro, a Igreja celebra os Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Nesse dia, termina a Quaresma de São Miguel, que mulheres de fiéis rezam, especialmente no Brasil.
Miguel é o guardião do povo de Deus e combatente contra o mal; Gabriel é o mensageiro que transmite as revelações divinas, como a Anunciação a Maria; e Rafael é o anjo ligado à cura e ao cuidado especial de Deus pelos homens.
Quais os principais santos do mês de Setembro?
Dia 3 de setembro: Memória de São Gregório Magno, um papa e doutor da Igreja.
Dia 5 de setembro: Memória de Santa Teresa de Calcutá, missionária e fundadora das Missionárias da Caridade.
Dia 21 de setembro: Memória do Apóstolo São Mateus, o evangelista que foi coletor de impostos em Carfanaum a quem Jesus disse “Segue-me”.
Dia 23 de setembro: Memória de São Padre Pio, frade e sacerdote italiano conhecido por seus dons extraordinários e por e ouvir confissão por longas horas.
Dia 30 de setembro: Memória de São Jerônimo, viveu oração, jejuns e penitências radicais. Dedicou-se aos estudos da Palavra de Deus e traduziu a bíblia para o Latim.
Leia + Grupo de cuiabanos realiza a quinta peregrinação à Aparecida
Fonte: Vatican News | Minha Biblioteca Católica
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.