A Primeira Eucaristia é um momento marcante, pois aqueles que receberam o batismo, passam a participar, com toda a comunidade, no próprio sacrifício do Senhor. O catequizando, com toda a família, celebra o sacramento que completa a iniciação cristã.
Mas, para esta celebração especial, o que o catequizando precisa saber? Primeiramente, este é o sacramento central da fé católica. Conforme o Catecismo, “na santíssima Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, nossa Páscoa”. (CIC 1324)
Espera-se que, nas formações catequéticas, a criança ou adulto que se prepara para receber a Primeira Comunhão compreendam o significado profundo deste momento para abrirem o coração com fé na expectativa de receber o Senhor.
Desse modo, o portal A12 destaca alguns outros dos principais pontos que eles devem saber:
Nós católicos cremos que, durante a celebração da Eucaristia, o pão e o vinho se tornam verdadeiramente o Corpo e Sangue de Cristo, numa mudança chamada "transubstanciação". Por essa razão, o catequizando deve ser ensinado sobre a reverência, o respeito ao se aproximar da comunhão e a fazer ação de graças.
Como afirmou São João Crisóstomo, na Eucaristia, Jesus “deu-Se todo não reservando nada para si”. Por isso, eles precisam também entender o imenso amor de Jesus que se traduz na sua oferta no Altar.
Antes de receber a Eucaristia pela primeira vez, é necessário que o catequizando tenha recebido o sacramento da Reconciliação (confissão), para se aproximar da Eucaristia em estado de graça.
Podemos pensar na confissão, de modo bem simplório, como quando organizamos e limpamos nossa casa para receber um convidado. É momento de fazer um bom exame de consciência, uma revisão de vida e “limpeza de alma”.
O convidado de honra que está por chegar à casa do seu coração, não pode encontrá-lo em pecado e sim humilde e sedento da Sua presença.
O catequizando deve entender a estrutura da Missa, que inclui a Liturgia da Palavra e a Liturgia da Eucaristia, bem como o rito deste sacramento. Ele é composto pela profissão de fé, recepção do Corpo e Sangue de Cristo e o compromisso como discípulos de Cristo.
Durante a celebração, os catequizandos fazem a profissão de fé, uma declaração pública de adesão à fé católica; recebem a Eucaristia pela primeira vez e experimentam uma intimidade única com Deus; se comprometem a viver como discípulos de Cristo seguindo Seus ensinamentos e a viver a fé no cotidiano.
A Eucaristia não é apenas um evento único, mas deve ser vista como o início de uma vida de fé e participação regular na vida da Igreja. Ela fortalece o catequizando para viver os valores cristãos no dia a dia.
Os símbolos deste sacramento são o Pão e o Vinho, que significam a entrega total de Jesus por nós, conforme instituído na Última Ceia; as vestes brancas, simbolizando a pureza e nova vida em Cristo; e as velas, representando a luz de Cristo.
Os quatro pontos acima, portanto, ajudam os catequizandos a preparem-se para viver essa experiência de forma consciente e significativa.
add O que as crianças precisam saber sobre oração na Primeira Comunhão
Fonte: Minha Biblioteca Católica | CIC
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.