A Primeira Eucaristia é um momento marcante, pois aqueles que receberam o batismo, passam a participar, com toda a comunidade, no próprio sacrifício do Senhor. O catequizando, com toda a família, celebra o sacramento que completa a iniciação cristã.
Mas, para esta celebração especial, o que o catequizando precisa saber? Primeiramente, este é o sacramento central da fé católica. Conforme o Catecismo, “na santíssima Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, nossa Páscoa”. (CIC 1324)
Espera-se que, nas formações catequéticas, a criança ou adulto que se prepara para receber a Primeira Comunhão compreendam o significado profundo deste momento para abrirem o coração com fé na expectativa de receber o Senhor.
Desse modo, o portal A12 destaca alguns outros dos principais pontos que eles devem saber:
Nós católicos cremos que, durante a celebração da Eucaristia, o pão e o vinho se tornam verdadeiramente o Corpo e Sangue de Cristo, numa mudança chamada "transubstanciação". Por essa razão, o catequizando deve ser ensinado sobre a reverência, o respeito ao se aproximar da comunhão e a fazer ação de graças.
Como afirmou São João Crisóstomo, na Eucaristia, Jesus “deu-Se todo não reservando nada para si”. Por isso, eles precisam também entender o imenso amor de Jesus que se traduz na sua oferta no Altar.
Antes de receber a Eucaristia pela primeira vez, é necessário que o catequizando tenha recebido o sacramento da Reconciliação (confissão), para se aproximar da Eucaristia em estado de graça.
Podemos pensar na confissão, de modo bem simplório, como quando organizamos e limpamos nossa casa para receber um convidado. É momento de fazer um bom exame de consciência, uma revisão de vida e “limpeza de alma”.
O convidado de honra que está por chegar à casa do seu coração, não pode encontrá-lo em pecado e sim humilde e sedento da Sua presença.
O catequizando deve entender a estrutura da Missa, que inclui a Liturgia da Palavra e a Liturgia da Eucaristia, bem como o rito deste sacramento. Ele é composto pela profissão de fé, recepção do Corpo e Sangue de Cristo e o compromisso como discípulos de Cristo.
Durante a celebração, os catequizandos fazem a profissão de fé, uma declaração pública de adesão à fé católica; recebem a Eucaristia pela primeira vez e experimentam uma intimidade única com Deus; se comprometem a viver como discípulos de Cristo seguindo Seus ensinamentos e a viver a fé no cotidiano.
A Eucaristia não é apenas um evento único, mas deve ser vista como o início de uma vida de fé e participação regular na vida da Igreja. Ela fortalece o catequizando para viver os valores cristãos no dia a dia.
Os símbolos deste sacramento são o Pão e o Vinho, que significam a entrega total de Jesus por nós, conforme instituído na Última Ceia; as vestes brancas, simbolizando a pureza e nova vida em Cristo; e as velas, representando a luz de Cristo.
Os quatro pontos acima, portanto, ajudam os catequizandos a preparem-se para viver essa experiência de forma consciente e significativa.
add O que as crianças precisam saber sobre oração na Primeira Comunhão
Fonte: Minha Biblioteca Católica | CIC
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.