Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Montagem: Laura Paschoal Aun/A12
Notícias

A rotina de São Joaquim e Sant'Ana pode te inspirar a ser santo!

Conheça a história dos avós de Jesus e veja como a fé dos avós pode inspirar os jovens a viver a santidade no cotidiano

Escrito por Beatriz Nery

26 JUL 2025 - 07H00

Quando pensamos em santidade, nem sempre lembramos dos avós. Mas São Joaquim e Sant’Ana, pais de Maria e avós de Jesus, nos mostram que a fé vivida no silêncio do lar tem um valor imenso na santificação da família.

A tradição cristã reconhece esses dois como santos que, com sabedoria e constância, prepararam o terreno para a vinda do Salvador. Eles são os padroeiros dos avós por uma razão muito especial: seu exemplo ultrapassa gerações.

Apesar de serem citados brevemente, a história deles não está nos Evangelhos canônicos, mas sim em escritos antigos da Igreja, como o Protoevangelho de Tiago.

Joaquim e Ana eram um casal justo e piedoso, que enfrentou a dor da infertilidade por mais de 20 anos, e mesmo assim, confiaram. Sua fé foi recompensada com o nascimento de Maria, a Mãe de Deus.

Mas o que isso tem a ver com a gente e nossos avós, hoje?

Conhecemos o casal Conceição e Benedito Silva da Paróquia de Sant’Ana de Pindamonhangaba (SP) que são guardiões de uma imagem de Sant’Ana e sua filha, Maria, que tem mais de 100 anos!

Rian Torres/A12 Rian Torres/A12 Dona Conceição, o neto Diogo e Seu Benedito (Seu Ditinho) com a imagem de Sant'Ana com mais de 100 anos.


Venha conhecer no 7º episódio da série "Rotina dos Santos":

Agora que você aprendeu 4 ações da vida dos avós de Jesus, saiba que essas atitudes que são herdadas de avós para netos se multiplicam quando vividas em comunidade.

Prova disso é o relato de Marco Duque, um jovem de 25 anos, profundamente marcado pela fé de sua avó:

“Minha avó me inspira na fé desde muito tempo. Ainda criança, tenho memórias de ir à Missa com ela, observar o grupo de música que ela participava na Igreja."

A avó de Marco, dona Maria Antonia, de 75 anos, é referência na comunidade: participa do grupo de música, coordena a catequese, lidera o Apostolado da Oração, faz parte do Terço das Mulheres, GBR (Grupo Bíblico de Reflexão) e do Coro Arquidiocesano de Aparecida.

Durante a pandemia de COVID-19, Marco, sua avó e outros membros da paróquia organizaram transmissões ao vivo para manter viva a fé das pessoas. As lives do Apostolado da Oração, especialmente no mês do Sagrado Coração de Jesus, marcaram seu coração.

É emocionante ver a vontade dela de participar ativamente ainda hoje, se preocupar com seu grupo, com as pessoas. Isso é o verdadeiro sentido do Evangelho de Jesus.”

Você se sentiu tocado com essas histórias? Saiba que visitar os avós e idosos concede uma indulgência plenária neste ano de Jubileu da Esperança.

:: E falando sobre pandemia, sabia que São Luiz Gonzaga ajudou os pacientes em uma emergência de saúde? Vem se santificar com a rotina dele!

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...