Quando pensamos em santidade, nem sempre lembramos dos avós. Mas São Joaquim e Sant’Ana, pais de Maria e avós de Jesus, nos mostram que a fé vivida no silêncio do lar tem um valor imenso na santificação da família.
A tradição cristã reconhece esses dois como santos que, com sabedoria e constância, prepararam o terreno para a vinda do Salvador. Eles são os padroeiros dos avós por uma razão muito especial: seu exemplo ultrapassa gerações.
Apesar de serem citados brevemente, a história deles não está nos Evangelhos canônicos, mas sim em escritos antigos da Igreja, como o Protoevangelho de Tiago.
Joaquim e Ana eram um casal justo e piedoso, que enfrentou a dor da infertilidade por mais de 20 anos, e mesmo assim, confiaram. Sua fé foi recompensada com o nascimento de Maria, a Mãe de Deus.
Conhecemos o casal Conceição e Benedito Silva da Paróquia de Sant’Ana de Pindamonhangaba (SP) que são guardiões de uma imagem de Sant’Ana e sua filha, Maria, que tem mais de 100 anos!
Dona Conceição, o neto Diogo e Seu Benedito (Seu Ditinho) com a imagem de Sant'Ana com mais de 100 anos.
Agora que você aprendeu 4 ações da vida dos avós de Jesus, saiba que essas atitudes que são herdadas de avós para netos se multiplicam quando vividas em comunidade.
Prova disso é o relato de Marco Duque, um jovem de 25 anos, profundamente marcado pela fé de sua avó:
“Minha avó me inspira na fé desde muito tempo. Ainda criança, tenho memórias de ir à Missa com ela, observar o grupo de música que ela participava na Igreja."
A avó de Marco, dona Maria Antonia, de 75 anos, é referência na comunidade: participa do grupo de música, coordena a catequese, lidera o Apostolado da Oração, faz parte do Terço das Mulheres, GBR (Grupo Bíblico de Reflexão) e do Coro Arquidiocesano de Aparecida.
Durante a pandemia de COVID-19, Marco, sua avó e outros membros da paróquia organizaram transmissões ao vivo para manter viva a fé das pessoas. As lives do Apostolado da Oração, especialmente no mês do Sagrado Coração de Jesus, marcaram seu coração.
“É emocionante ver a vontade dela de participar ativamente ainda hoje, se preocupar com seu grupo, com as pessoas. Isso é o verdadeiro sentido do Evangelho de Jesus.”
1/5





Você se sentiu tocado com essas histórias? Saiba que visitar os avós e idosos concede uma indulgência plenária neste ano de Jubileu da Esperança.
Novo projeto do A12 investiga as raízes da devoção mineira
De onde vem a força da fé do povo mineiro? Conheça o projeto “Devoção Mineira: Raízes &Preces” e se emocione com uma das expressões de fé mais marcantes do Brasil.
Em nome da paz, Vaticano participa dos Jogos do Mediterrâneo
A equipe esportiva oficial da Santa Sé participa, pela segunda vez, dos Jogos oficiais em prol da mensagem da paz, solidariedade e fraternidade humana.
Você sabe quem é a Padroeira da América Latina?
Veja a dica de leitura do A12 desta semana: "A vida de Santa Rosa de Lima", do autor Adauto Felisário Munhoz. Conheça a história da padroeira da América Latina.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.