Quando pensamos em santidade, nem sempre lembramos dos avós. Mas São Joaquim e Sant’Ana, pais de Maria e avós de Jesus, nos mostram que a fé vivida no silêncio do lar tem um valor imenso na santificação da família.
A tradição cristã reconhece esses dois como santos que, com sabedoria e constância, prepararam o terreno para a vinda do Salvador. Eles são os padroeiros dos avós por uma razão muito especial: seu exemplo ultrapassa gerações.
Apesar de serem citados brevemente, a história deles não está nos Evangelhos canônicos, mas sim em escritos antigos da Igreja, como o Protoevangelho de Tiago.
Joaquim e Ana eram um casal justo e piedoso, que enfrentou a dor da infertilidade por mais de 20 anos, e mesmo assim, confiaram. Sua fé foi recompensada com o nascimento de Maria, a Mãe de Deus.
Conhecemos o casal Conceição e Benedito Silva da Paróquia de Sant’Ana de Pindamonhangaba (SP) que são guardiões de uma imagem de Sant’Ana e sua filha, Maria, que tem mais de 100 anos!
Dona Conceição, o neto Diogo e Seu Benedito (Seu Ditinho) com a imagem de Sant'Ana com mais de 100 anos.
Agora que você aprendeu 4 ações da vida dos avós de Jesus, saiba que essas atitudes que são herdadas de avós para netos se multiplicam quando vividas em comunidade.
Prova disso é o relato de Marco Duque, um jovem de 25 anos, profundamente marcado pela fé de sua avó:
“Minha avó me inspira na fé desde muito tempo. Ainda criança, tenho memórias de ir à Missa com ela, observar o grupo de música que ela participava na Igreja."
A avó de Marco, dona Maria Antonia, de 75 anos, é referência na comunidade: participa do grupo de música, coordena a catequese, lidera o Apostolado da Oração, faz parte do Terço das Mulheres, GBR (Grupo Bíblico de Reflexão) e do Coro Arquidiocesano de Aparecida.
Durante a pandemia de COVID-19, Marco, sua avó e outros membros da paróquia organizaram transmissões ao vivo para manter viva a fé das pessoas. As lives do Apostolado da Oração, especialmente no mês do Sagrado Coração de Jesus, marcaram seu coração.
“É emocionante ver a vontade dela de participar ativamente ainda hoje, se preocupar com seu grupo, com as pessoas. Isso é o verdadeiro sentido do Evangelho de Jesus.”
1/5





Você se sentiu tocado com essas histórias? Saiba que visitar os avós e idosos concede uma indulgência plenária neste ano de Jubileu da Esperança.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.