O dia 8 de fevereiro foi instituído pelo Papa Francisco como memória litúrgica e de compromisso, inspirado por Santa Bakhita, para o Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, em sua 10ª edição. Este ano, a edição dá continuidade ao tema de 2023, reforçando a reflexão e incentivando para que todos continuem a “Caminhar com dignidade: ESCUTAR, SONHAR e AGIR”.
Dados de 2023 apontam que o tráfico de pessoas é a terceira atividade ilegal mais lucrativa do mundo e 70% das vítimas são mulheres e crianças. No Brasil, o Ministério do Trabalho divulgou dados do mesmo ano em que 3.400 pessoas foram resgatadas do trabalho escravo.
Leia MaisA questão do tráfico de crianças e a crítica cinematográfica hollywoodianaIgreja convida a sociedade a rezar e refletir contra o tráfico de pessoasIgreja católica no combate à exploração sexual e ao tráfico de mulheres e criançasA Organização das Nações Unidas (ONU), afirma que os mais pobres são os mais afetados, sobretudo os povos que sofrem conflitos e desastres ambientais.
Neste momento em que a igreja e a sociedade dedicam um momento para rezar e pensar, é oportuno ressaltar que são vidas que sofreram diversas violações de direitos.
Roteiro especial
A CNBB em parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), Rede um Grito Pela Vida, Rede Clamor e Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil) disponibilizou um roteiro de celebração coletivo e individual de oração e reflexão para estimular as comunidades a vivenciarem este dia em comunhão com a Igreja de todo o mundo. O folheto sugere dinâmicas, leituras e informações para pensarmos sobre a temática do Tráfico de Pessoas.
arrow_forward Faça o download aqui! Depois, basta imprimir, divulgar e participar deste momento importante!

Figura de Santa Bakhita
Santa Josepina Bakhita nasceu no Sudão em 1869, tendo sido escravizada quando ainda era criança, depois vendida a um diplomata italiano e levada para Itália, onde mais tarde foi restituída a liberdade com a ajuda das Filhas da Caridade Canossianas e sob a orientação destas, descobriu sua vocação a Deus, a quem serviu fielmente até à sua morte em 1947. Em outubro de 2000 foi canonizada pelo Papa João Paulo II.
Dom Adilson Pedro Busin, presidente da Comissão Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano (CEETH), afirma que Santa Bakhita é inspiração através do seu testemunho que até os dias atuais ela promove a busca pela fraternidade e a dignidade humana para todos que sofrem este flagelo. Dom Adilson reforça o convite para que todos possam viver o momento de memória litúrgica através da intercessora das vítimas do tráfico humano, para caminhar sempre, proteger e promover a dignidade das vítimas da violência.
Reze para Santa Bakhita junto ao missionário redentorista Ir. Joaquim Acássio Barbosa:

Fonte: CNBB e REPAM
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.