Notícias

Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares

Se “queremos realmente construir uma sociedade mais justa e segura, devemos deixar que as armas caiam de nossas mãos”- Papa Francisco

Escrito por Isabela Araujo

26 SET 2022 - 16H16 (Atualizada em 27 SET 2022 - 10H52)

Shutterstock/ Michaela Jilkova

Leia MaisIgreja e ONU visam mundo sem armas nucleares"Humanidade corre risco de suicídio", diz Francisco sobre armas nuclearesPapa Francisco envia mensagem à Conferência da ONU sobre a proibição das armas nuclearesHoje, 26 de setembro, é o Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares, que tem como objetivo conscientizar sobre a pauta, de forma que seja possível alcançar um consenso sobre a importância da eliminação deste tipo de armamento.

Para António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), “eliminar esses dispositivos da morte não é apenas possível, é necessário”. O secretário-geral ainda afirma que o desarmamento nuclear não pode ser um “sonho utópico”.

Papa Francisco também utilizou de suas redes sociais para compartilhar seu posicionamento, bem como o da Igreja Católica, sobre o tema no dia de hoje.

“Desejo reiterar que o uso da energia atômica para fins bélicos é hoje mais do que nunca um crime, não apenas contra o homem e sua dignidade, mas também contra qualquer possibilidade de futuro em nossa casa comum. #Paz #DesarmamentoNuclear #TimeOfCreation”.publicou Papa Francisco em sua conta oficial do Twitter.

Reprodução/ Vatican News
Reprodução/ Vatican News
Papa Francisco e António Guterres Secretário-Geral da ONU


A situação do armamento nuclear no mundo é preocupante, pois contabilizam mais de 12,7 mil armas dispersas por diferentes localidades.

Em agosto deste ano, Guterres fez um alerta sobre tal realidade na abertura da 10ª conferência dos 191 países signatários, que assentem ao acordo do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP).

No evento, o secretário-geral trouxe a frase: “Hoje, a humanidade está a um equívoco, a um erro de cálculo da aniquilação nuclear”, que foi publicada em diferentes veículos de comunicação.

Vale lembrar que na data, Francisco também se posicionou sobre o tema no Twitter.O uso de armas nucleares, assim como sua posse, é imoral. Tentar assegurar a estabilidade e a paz através de uma falsa sensação de segurança e um 'equilíbrio de terror' inevitavelmente leva a relações envenenadas entre os povos e dificulta o verdadeiro diálogo", tuitou o Pontífice.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Araujo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...