Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Notícias

Educação ambiental, étnico-racial e direitos humanos

Questões desafiadoras expressas em pesquisas universitárias

Escrito por Giovana Marques

28 FEV 2025 - 08H00

Giovana Marques

Educação ambiental, étnico-racial e em direitos humanos - questões desafiadoras é um livro organizado com estudos de diversos autores pertencentes aos núcleos de Educação Ambiental, Etnico Racial e em Direitos Humanos do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL).

Este compilado lançado no ano de 2021 é mais um livro apresentado em parceria com a Editora Ideias e Letras. Ele foi organizado por razão da comemoração dos 20 anos da UNISAL, como forma de expressar as pesquisas e trabalhos assumidos por cada Núcleo de estudos em todos esses anos.

O Pr. Dr. P. Ronaldo Zacharias, quem apresenta a obra, explica que os assuntos abordados nos capítulos mostram o compromisso dos estudos em reforçar a “dignidade do ser humano e o respeito à casa comum como critério de ação e opção ética como contribuição do centro universitário à sociedade e à Igreja”.

A obra é dividida em três partes e a primeira traz estudos sobre Educação Ambiental. Inicialmente, você encontra pesquisas que apontam a correlação entre comunidades que suportam maiores riscos ambientais e fatores como baixa renda e escolaridade. A partir disso, a autora propõe a educação ambiental como meio de multiplicar a informação e assim fortalecer a atuação cidadã na causa.

Leia mais sobre outra obra da Editora Ideias e Letras

Na sequência é possível encontrar outros estudos que relacionam a educação ambiental com a prática docente, que abordam consumo consciente e rotulagem ambiental, aplicação de mecanismos socioambientais como ferramenta de gestão organizacional e temas como desenvolvimento econômico e sustentável.

A segunda parte da obra aborda questões étnico-raciais. Apresenta uma visão histórica e conceitual sobre currículo, educação e ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, estudos sobre a prática de capoeira no espaço escolar, a contribuição cultural dos indígenas brasileiros e perspectivas para a educação a partir do sistema preventivo de Dom Bosco e Ubuntu.

O livro encerra com desdobramentos a respeito dos direitos humanos enfatizando, por exemplo, o dever do poder público de preservá-lo na educação, em causas humanitárias e questões culturais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Giovana Marques, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...