Por Redação A12 Em Notícias Atualizada em 08 AGO 2019 - 09H14

Pe. Léo Pessini, superior geral dos Camilianos, morre em SP

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal


A página oficial dos Camilianos informa a morte do seu Superior Geral, Pe. Leocir Pessini. Segundo informações da página, ele faleceu na madrugada de 24 de julho de 2019, no Hospital São Camilo, de Granja Viana (SP). O velório terá início na quinta-feira, dia 25, às 12h, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, Vila Pompéia, na capital paulista. No dia 26, às 9h, será celebrada a missa de corpo presente. 

Leia MaisSão Camilo de Lellis, fundador dos CamilianosPadre Leo nasceu em 14 de maio de 1956, na cidade de Ibicaré (SC). Ainda na infância, seus pais mudaram-se para a cidade de Arroio Trinta (SC) e depois para Iomerê (SC). Ingressou no Seminário São Camilo, em Iomerê, e lá iniciou o noviciado, em 25 de janeiro de 1974. A primeira profissão religiosa na Ordem dos Ministros dos Enfermos foi em 26 de janeiro de 1975. Já a Profissão Perpétua aconteceu em 25 de janeiro de 1978, seguida da Ordenação Diaconal em 21 de fevereiro de 1980 e a Ordenação Presbiteral em 23 de outubro de 1980, por Dom Paulo Evaristo Arns.

Padre Leo foi doutor em Bioética e tornou-se um grande referencial dessa área no Brasil e no mundo. Escreveu inúmeros livros sobre o assunto e ministrou diversos cursos no Brasil e em outros países.

Era colunista em vários meios de comunicação, inclusive no A12. Veja aqui alguns de seus artigos.

Repercussão


A Coordenação da Pastoral da Saúde Nacional da CNBB emitiu nota oficial comunicando profundo pesar pelo falecimento. "Sua morte nos deixou muito surpresos. Com a missão que lhe foi confiada, nos deixou um grande legado", escreve a coordenação da Pastoral. 

"A preocupação pelo acompanhamento às pessoas no final da vida e suas famílias foi uma constante em sua vidaDevemos sempre lembrá-lo com alegria, gratidão, dando continuidade na missão que nos deixou. Descanse em paz, na presença de Deus, por quem viveu na dedicação total aos irmãos e irmãs. Que seu exemplo seja imitado e sua memória abençoada. Aos familiares, Amigos, Sacerdotes Camilianos nossos mais sinceros sentimentos", diz a nota.

Sempre muito próximo dos Missionários Redentoristas, Padre Leo, deu uma grande contribuição à sociedade e à Igreja, a partir da reflexão bioética e da interdisciplinaridade. É  o que diz o Padre Redentoristas Rogério Gomes, em declaração ao A12.

"Seu pensamento cobriu uma vasta área da vida humana, desde o nascimento até a morte e o que o viver em sociedade implica do ponto de vista das relações humanas, do progresso da ciência com suas consequências para o ser humano e para a natureza e para o agir ético. Sua morte é uma perda inestimável. Que seu espírito empreendedor, de amor pela vida e pela investigação bioética continue a suscitar novos discípulos a serviço da vida e da ciência a partir da ética", afirma Padre Rogério.

.:: Dia de São Camilo de Léllis: A espiritualidade dos enfermos

Algumas das suas atividades como religioso camiliano:

- Diretor do ICAPS – Instituto Camiliano de Pastoral da Saúde;
- Capelão do Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo;
- Superintendente da União Social Camiliana;
- Vice-reitor do Centro Universitário São Camilo;
- Conselheiro Provincial;
- Provincial da Província Camiliana Brasileira por 04 anos e, em 18 de junho de 2014, foi eleito Superior Geral da Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos) para o mandato de 2014-2020.

5 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...