No Brasil, nesta segunda-feira (12) é celebrado o Dia dos Namorados, dia propício pra conviver, conversar, se acertar, se conhecer mais para celebrar o amor.
Leia MaisTrocar carícias no namoro, é um pecado??Como deve ser o namoro cristão?O que mais aparece nas redes sociais e nas ruas são promoções oferecendo uma programação bem romântica aos casais. No entanto, algumas dessas programações não convêm a pessoas que buscam um relacionamento saudável, fundamentado na vontade de Deus.
Por isso, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar oferece iniciativas de reflexão, compreensão e valorização deste caminho que faz parte da preparação para o matrimônio, indo além da troca de presentes e encontros.
Chamado de "Itinerário para Namorados", a publicação foi desenvolvida em parceria com a Pastoral Juvenil e movimentos eclesiais e está disponível desde o início deste ano. Nesta página você pode ter mais informações e adquirir o material.
"Não podemos permitir que o tempo de namoro seja desprezado, desvalorizado e desvirtuado, mas, ao contrário, a Igreja deve manifestar sua presença no acompanhamento terno e afetuoso dos namorados que desejam seguir sua experiência de fé", diz parte do material.
Momento para amadurecer as vocações
O matrimônio é uma vocação, que precisa de discernimento e descoberta. Por isso, o maior desafio do namoro cristão hoje é encontrar alguém que compartilhe do mesmo propósito que o seu. Há os que aceitam o Cristo através do outro num relacionamento.
“O namoro cristão incorpora novas realidades, exigências e graças que são importantes estarem bem presentes na caminhada vocacional. Namorar é muito mais do que um passa tempo, ou para suprir carências, é diferente de estudar, é coisa séria e bonita, até mesmo para quem descobre a vocação ao sacerdócio e à vida religiosa, antes de assumir tal compromisso”, afirma o assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e secretário executivo da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, Padre Crispim Guimarães.
Antes de chegar ao noivado, a Pastoral Familiar afirma ser importante fazer um caminho anterior, cujo namoro é um tempo especial.
“Se a Igreja preparar bem os namorados, ganhará as famílias que terão noivos e casais mais comprometidos com a Igreja doméstica; ganhará a comunidade, o sacerdócio ou a vida religiosa, porque alguns poderão descobrir no namoro cristão o chamado para outra vocação que não o Matrimônio. Por que não? Ganhará a comunidade que os acompanha e os acolhe, abrindo os corações para o “dever” cristão: colocar-se a serviço do Evangelho, chegando aos corações com a alegria do Cristo Ressuscitado", completa o Padre Crispim.
Padre Dalton fala como podemos viver um namoro cristão
Papa se despede da Indonésia rumo a Papua-Nova Guiné
Esta é uma das maiores viagens apostólicas de seu pontificado, com mais de 12 dias percorrendo dois continentes.
CNBB divulga programação do Seminário de Iniciação à Vida Cristã para Presbíteros
Seminário de Iniciação à Vida Cristã da CNBB reúne mais de 150 inscritos e discute temas como catequese e mídias digitais. Saiba mais.
Ezequiel, o profeta da esperança
O livro de Ezequiel é o tema do Mês da Bíblia 2024, com o lema “Porei em vós o meu Espírito e vivereis” (Ez 37,14), refletindo a esperança e a presença de Deus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.