Notícias

Rede de postos em estradas do Brasil têm Capelas do Santíssimo

Instaladas em cinco estados, espaços têm sacrário e recebem celebrações e momentos de oração

Escrito por Redação A12

07 NOV 2022 - 10H30 (Atualizada em 07 NOV 2022 - 11H31)

Facebook - Rede Marajó

Sempre quando fazemos alguma viagem, é normal parar em um posto, pois além de abastecer o veículo, podemos descansar, se alimentar e ir ao banheiro, por exemplo.

Leia MaisCapela Sistina é centro dos Conclaves há cinco séculosCapela dedicada ao Beato Carlo Acutis é inaugurada em LondresMas uma rede de combustíveis promove a espiritualidade ao instalar uma Capela do Santíssimo aberta 24 horas por dia em cada posto nas estradas brasileiras, onde o viajante pode fazer suas orações na frente de Jesus Sacramentado e participar de missas e até mesmo se confessar.

A Rede Marajó possui oito capelas em seus postos. A primeira foi construída em 1992 em Nova Olinda (TO), às margens da BR-153.

"Nós queremos, cada vez mais, que o Santíssimo esteja ali, porque percebemos que há uma diferença muito grande. Ter a capela é um privilégio, mas ter o Santíssimo na capela é um grande privilégio, é uma grande bênção”, disse Janeth Vaz, presidente do Conselho Corporativo da rede em entrevista à ACI Digital.

Por se envolver muito em movimentos da Igreja, principalmente de grupos de oração, Janeth e seu marido tiveram a inspiração para instalar uma capela por posto inaugurado. Desde a inauguração da primeira capela, em Tocantins, o casal tem conseguido permissão da Igreja para manter nela o Santíssimo. Assim também tem sido nas demais, que ficam em Aparecida de Goiânia (GO), Belém (PA), Frutal (MG), Centralina (MG), Várzea Grande (MT), Santana do Araguaia (PA) e Hidrolândia (GO).

Facebook - Rede Marajó
Facebook - Rede Marajó


Nas capelas, missas são celebradas todas as semanas, com exceção de Nova Olinda, em que a celebração é mensal. “Na capela de Belém, por exemplo, se celebra até casamentos, pois a vizinhança dali passou a frequentá-la. Assim como ocorre em Frutal e em Centralina”, contou Janeth.

Em Belém, ocorrem ainda missas aos domingos, com a disponibilidade dos viajantes terem o Sacramento da Confissão. “Esse serviço de Confissão que os padres prestam nas capelas é dedicado aos caminhoneiros”, comenta Janeth, destacando que é para estes trabalhadores que as capelas são especialmente pensadas.

Cada capela tem um título mariano e é construída de acordo com a escolha deste título. Janeth dá como exemplo a capela de Belém. “O arquiteto fez o teto como se o manto de Maria estivesse caindo, protegendo os filhos”.

Facebook - Rede Marajó
Facebook - Rede Marajó


Espiritualidade também para os funcionários

No site oficial da Rede, é possível ver que o primeiro valor que empresa tem é a fé em Cristo.

Por causa disso, diariamente, em todas as unidades, mesmo onde ainda não tem uma capela, às 8h, o trabalho é paralisado para se fazer uma oração em grupo, a partir da liturgia do dia.

“Ninguém é obrigado a participar, mas todos são convidados. Entretanto, quem não participa da oração, durante esses 30 minutos, não pode adiantar o serviço. Deve ficar parado”, contou a presidente do Conselho da rede.

Facebook - Rede Marajó
Facebook - Rede Marajó


Janeth disse ainda que a resposta à oração é muito positiva.
“Independentemente de ser católico ou não, todos participam. Quando iniciamos [a oração diária], pensava comigo que não seria fácil manter essa perseverança. Mas já são 30 anos que isso acontece”.

Hoje em dia, a Rede Marajó é comandada pelos filhos de Janeth, que, segundo ela, continuam com a oração diária e na construção de capelas em todos os postos. A próxima inauguração está prevista para dezembro deste ano, da Capela dedicada a Santa Rita de Cássia e Nossa Senhora d’Abadia, em Cariri, no estado do Tocantins.

Conheça a Capela da Ressurreição no Santuário Nacional


Fonte: O São Paulo / ACI Digital

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...