Notícias

São João Paulo II já foi goleiro e era apaixonado pelo futebol

Atleta do seu time de coração na juventude, sempre ressaltou a importância do esporte em seu pontificado

Escrito por Redação A12

30 NOV 2022 - 11H04 (Atualizada em 30 NOV 2022 - 12H00)

Reprodução Facebook

O Santo Padre conhecido como “Papa peregrino” e “Papa da família”, São João Paulo II também é chamado de “o atleta de Deus”.

Leia MaisVeja os jogadores que estiveram no Santuário após conquista da Copa do MundoPapa Francisco manda mensagem para a Copa do MundoJules Rimet, o católico que criou a Copa do MundoO polonês ganhou esse título por sempre considerar o esporte "como uma ginástica do corpo e do espírito, um treino para as relações sociais fundadas no respeito pelos outros e pela própria pessoa, e um elemento de coesão social, que favorece ainda relações amistosas no campo internacional", como disse em discurso para os atletas do Milan, tradicional clube italiano que tinha sido campeão nacional em maio de 1979.

Karol Wojtyla sempre foi praticante de diversas modalidades, como canoagem, montanhismo, natação e o esqui, que chegou a praticar até os 73 anos. Mas se houve um esporte com o qual ele teve uma relação especial ao longo de sua vida, esse foi o futebol.

Stanislaw Rybicki
Stanislaw Rybicki
Nesta foto, João Paulo II é o primeiro da frente, lutando pela bola


A foto acima é de 1959, quando Wojtyla, já bispo, visitou a cidade de Jeziorak. A consagração episcopal que recebeu um ano antes não o impediu de jogar uma partida de futebol.

Em sua juventude, jogava partidas organizadas entre judeus e cristãos, reforçando a equipe hebreia quando faltavam jogadores.

De acordo com a revista Goal, seus amigos próximos diziam que ele foi um excelente goleiro, além de um grande líder no vestiário. A publicação lembra que Karol jogou em sua cidade natal, Wadowice, e depois no time da cidade de Cracóvia, o MKS.

Revista Goal
Revista Goal


Amor do Santo pelo futebol

Pouco antes de sua morte, em janeiro de 2005, João Paulo II se encontrou com representantes do seu time de coração e recebeu uma camisa branca e vermelha com o seu nome escrito e o número 1 nas costas.

Quando visitou o Brasil, em 1980, recebeu uma camisa do Fluminense, cuja torcida logo adotou a música “A bênção, João de Deus”, composta por Péricles de Barros. Atualmente, São João Paulo II é padroeiro do tricolor carioca, ao lado de Nossa Senhora da Glória.

Em diversas vezes, o Santo Padre enfatizou o futebol, sempre destacando a sua importância para a promoção de valores como a tenacidade, o espírito de sacrifício, o respeito mútuo, a lealdade, a amizade e o trabalho em equipe.

“Em palavras mais simples quero dizer-vos: assim como sois bons jogadores, procurai também ser bons cristãos, sempre fiéis ao Senhor, à sua Igreja, à sua Lei de amor por Ele e pelos irmãos”, completou João Paulo II ao conversar com atletas do Ascoli, também em 1980.


Saiba mais sobre o Museu do Futebol em São Paulo (SP)


Fonte: ACI Digital / Goal

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...