Leia MaisConheça a beata que inspirou a personagem Lúcia de NárniaDom Orlando Brandes celebra 6 anos como Arcebispo de AparecidaO processo de beatificação do cearense Dom Hélder Câmara avançou. O pedido para torná-lo beato passou da fase diocesana, realizada no Brasil, e chegou ao Vaticano.
O Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, repercutiu a notícia durante o 18º Congresso Eucarístico Nacional, que está sendo realizado em Recife.
Saburido leu a mensagem que recebeu do vice-postulador da causa da canonização do religioso, Jociel Gomes.
"Doravante, solicitaremos a nomeação de um relator e iniciaremos a elaboração da 'Positio', que será, posteriormente, analisada pelas comissões de historiadores, teólogos, bispos e cardeais, a fim de que deem seus pareceres. Com a aprovação destas comissões, o Papa poderá declará-lo 'venerável'", diz a nota.
A próxima etapa é a nomeação de um relator para elaborar a "Positio", volume que resume as provas de que o religioso realizou milagres. Caso seja aprovada, o bispo passa a ser Venerável e, daí, a documentação exige um milagre para sua beatificação e outro para a sua canonização.
Dom Hélder Câmara, que terá sua vida de santidade analisada pelo Vaticano, ficou conhecido como “Dom da Paz”, o cearense denunciou fortemente as violações de direitos durante a ditadura militar no Brasil e foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Seu nome se alia a outros contemporâneos, como Martin Luther King e Nelson Mandela. O processo de beatificação e canonização de Dom Helder foi aberto pela Arquidiocese de Olinda e Recife em 2015, 16 anos depois de sua morte.
:: Dom Hélder Câmara recebe título em momento de revogação dos direitos humanos
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.