Redação A12

Qual a origem do ato de batizar?

Cankin Ma 2020 (arquivo pessoal)

Escrito por Cankin Ma Lam

09 MAR 2021 - 14H14 (Atualizada em 09 MAR 2021 - 14H27)

Shutterstock batismo (Shutterstock)

Há um tempo, tive que preparar uma aula sobre o Batismo para uma turma de adultos. Como no Brasil, muitos cristãos são batizados quando crianças, e muitos conheciam seu batismo apenas por fotos ou pelo certificado.

Assim, foi um desafio pensar em alguma forma na qual se percebesse no Sacramento do Batismo o “fundamento de toda a vida cristã” ou o “pórtico da vida no Espírito”, como indica o Catecismo no nº 1213. Tentando ser didático, decidi fazer um tipo de encenação na qual eles vissem como se desenvolve a liturgia do Batismo. Apoiei-me no momento no qual se celebra por excelência este Sacramento: a Vigília de Páscoa.

Por conta da riqueza da celebração da Vigília Pascal, no final da aula todos ficaram tocados ao ter contemplado a beleza da celebração, assim como ao ver a profundidade que o Sacramento do Batismo tem em si.

Shutterstock
Shutterstock


Acompanhados pelo Catecismo, destaquemos agora algumas ideias sobre a origem do ato de batizar.

Comecemos pelo significado. Batismo vem do grego baptizein e “significa ‘mergulhar’, ‘imergir’. A ‘imersão’ na água simboliza a sepultura do catecúmeno na morte de Cristo, de onde sai pela ressurreição com Ele como ‘nova criatura’” (nº 1214).

Contemplando essa água pela qual passa o cristão, fazemos “memória dos grandes acontecimentos da história da salvação que prefiguravam já o mistério do Batismo” (nº 1217). “Desde o princípio do mundo, a água, esta criatura humilde e admirável, é a fonte da vida e da fecundidade” (nº 1218), “na arca de Noé (...) ‘um pequeno grupo, ao todo oito pessoas, foram salvas pela água’” (nº 1219); na passagem pelas águas do Mar Vermelho se realiza a libertação de Israel.

Leia MaisO que diz o Papa sobre o Batismo?Batismo de Jesus: Mais que um rito, é vida que se torna missãoEstes acontecimentos alcançam pleno sentido em Cristo e sua Igreja, pois “todas as prefigurações da Antiga Aliança encontram a sua realização em Jesus Cristo. Ele começa a sua vida pública depois de Se ter feito batizar por São João Batista no Jordão. E depois da sua ressurreição, confere esta missão aos Apóstolos: «Ide, pois, fazei discípulos de todas as nações; batizai-os (...)’ (Mt 28,19)” (nº 1223). Por isso “desde o dia de Pentecostes que a Igreja vem celebrando e administrando o santo Batismo” (nº 1226).

Este percurso todo nos permite olhar para a riqueza do ato de batizar. Tem como pano de fundo as ações do Criador, expresso nas suas criaturas e na história dos homens que se abrem à sua graça. Encontra sua plena expressão no Cristo, que mergulha Ele mesmo nas águas das quais – por participação – nós conseguimos sair cheios da sua Vida; e na sua Igreja enviada a continuar seu mistério Pascal.

Estas ideias deixam ver o grande dom que significa sermos batizados. Eis mais um elemento importante. Não fomos – “simplesmente” – batizados. Como num ritual que, realizado no passado, fica lá, como lembrança.

Nós somos batizados, pois nossa vida cristã participa da Páscoa do Nosso Senhor. Somos convidados a mergulhar nessa Páscoa. Peçamos ao Senhor a graça de que, nesse tempo de Quaresma, nos preparemos para renovar nossa vida batismal, sobretudo na Vigília da Páscoa.

Escrito por
Cankin Ma 2020 (arquivo pessoal)
Cankin Ma Lam

Nascido no Equador, filho de pai chinês é apóstolo de plena disponibilidade no Sodalício de Vida Cristã. Atualmente faz caminho ao sacerdócio e estuda teologia na Universidade Católica de Petrópolis.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redação A12

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.