Santo Padre

3 atitudes para se abster de acordo com o Papa Francisco

Algumas ações podem passar despercebidas no dia a dia, mas fazem toda a diferença na nossa vida

Escrito por Isabela Araujo

24 MAR 2023 - 11H07 (Atualizada em 24 MAR 2023 - 14H04)

Matheus Andrade

Leia Mais10 anos de pontificado do Papa Francisco: confira 5 curiosidades3 ensinamentos do Papa Francisco para alcançar a felicidadeSomos todos pecadores. A questão é que sempre podemos e devemos evoluir em busca da santidade.

Para auxiliar neste processo de revisão das atitudes, compreensão dos erros e melhora de nossas ações, separamos três conselhos do Papa Francisco sobre atitudes que podemos excluir da nossa vida.

Fazer mal para o outro e para nós mesmos por meio das palavras

"Falamos com mansidão ou poluímos o mundo espalhando venenos: criticando, lamentando-se, alimentando a agressão generalizada?", questionou Francisco em uma oração do Angelus de 2022.

Shutterstock/ Marijus Auruskevicius
Shutterstock/ Marijus Auruskevicius
Devemos ter sempre em mente o quanto as palavras também machucam e propagam o mal


Papa Francisco nos lembra o poder e o peso das palavras que expressamos. Da mesma forma com que podemos colocar uma pessoa para cima, a abençoá-la e bendizê-la, o contrário tem tanto impacto quanto.

“Com a língua também podemos alimentar preconceitos, levantar barreiras, atacar e até destruir nossos irmãos: as fofocas machucam e as calúnias podem ser mais afiadas que uma faca!” Papa Francisco

“Começam as fofocas e as fofocas são guerras. Isso não está bem. Se recebemos o sinal da paz do Espírito Santo, devemos ser homens e mulheres de paz e não destruir a paz do Espírito. Pobre do Espírito Santo com o trabalho que ele tem conosco, com o hábito de fofocar. Pensem bem, a fofoca não é obra do Espírito Santo, não é obra de unidade da Igreja. A fofoca destrói aquilo que Deus faz. Por favor, vamos parar de fofocar!” Papa Francisco

Shutterstock
Shutterstock
Devemos aceitar quem somos e as situaçãos em que estamos inseridos, pois estas são as vontades de Deus


Hipocrisia

“O hipócrita é uma pessoa que finge, lisonjeia e engana porque vive com uma máscara no rosto, e não tem a coragem de enfrentar a verdade. Por isso, não é capaz de amar verdadeiramente: limita-se a viver pelo egoísmo e não tem a força para mostrar o seu coração com transparência.” – Papa Francisco durante uma de suas catequeses em 2021.

O Santo Padre trata sobre como a hipocrisia está atrelada ao medo da verdade, pois muitas pessoas optam por fingir ao invés de serem elas mesmas.

“É como mascarar a alma, o modo de proceder não é a verdade.(...) Fingir impede a coragem de dizer a verdade abertamente e assim facilmente se evita a obrigação de dizer sempre, em todo lado e apesar de tudo (...). Num ambiente em que as relações interpessoais são vividas sob a bandeira do formalismo, o vírus da hipocrisia propaga-se facilmente” Papa Francisco

Shutterstock
Shutterstock
Em muitos momentos a tristeza e a angústia nos consomem, abrindo espaço para o pessimismo


Pessimismo

O pessimismo te coloca para baixo, não te deixa fazer nada. E o medo te torna pessimista. Nada de pessimismo. Arriscar, sonhar e ir em frente”, encoraja o Papa.

Se somos filhos de Deus, devemos sempre nos recordarmos da alegria que é estar com Ele , desta forma, o Pontífice recorda que esta visão negativa do mundo não é cristã.

“A lamentação e o pessimismo não são cristãos. Não fomos feitos para viver cabisbaixos, mas para levantar o olhar para o céu, para os outros, para a sociedade.” twittou Papa Francisco no início do último ano (2022).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Araujo, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...