O Papa Francisco segue internado na Policlínica Gemelli, em Roma, devido a uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias.
A Santa Sé informou que os exames realizados apontam um quadro clínico complexo, exigindo monitoramento hospitalar contínuo.
O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, informou, nesta terça-feira (18), aos jornalistas na Sala de Imprensa da Santa Sé, que "os exames laboratoriais, a radiografia do tórax e a condição clínica do Santo Padre continuam a apresentar um quadro complexo. A infecção polimicrobiana, que surgiu em um contexto de bronquiectasia e bronquite asmática, e que exigiu o uso de antibioticoterapia com cortisona, torna o tratamento terapêutico mais complexo".
No comunicado também foi confirmado "o aparecimento de uma pneumonia bilateral que exigiu uma terapia farmacológica adicional" , resultado da tomografia computadorizada no tórax que o Santo Padre foi submetido na tarde desta terça-feira (18), prescrita pela equipe de saúde do Vaticano e pela equipe médica da Fundação Policlínica. A enfermidade que acomete o Papa é provocada por micro-organismos, como vírus, bactérias ou fungos, ou pela inalação de substâncias que prejudicam as estruturas dos pulmões. Ela recebe o nome de bilateral porque atinge ambos os pulmões do papa, tornando-se mais severa do que a pneumonia convencional.
Apesar deste quadro, "Francisco está de bom humor. Esta manhã, ele recebeu a Eucaristia e, durante o dia, alternou o repouso com a oração e a leitura de textos. Ele agradece a proximidade que sente neste momento e pede, com o coração agradecido, que se continue a rezar por ele", disse o comunicado.
Por essa razão, o Santo Padre não conduziu a oração do Angelus no último domingo (16). A Audiência Geral desta quarta-feira (19) foi cancelada devido à sua hospitalização.
A Santa Sé ainda não deu informações da agenda do Papa do próximo domingo. O que foi divulgado nesta terça-feira (18) é que os compromissos de sábado (22) foram cancelados. A Missa prevista para a manhã de domingo, 23 de fevereiro, na Basílica de São Pedro, no Jubileu dos diáconos, Francisco delegou a Dom Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização.
Mesmo seguindo o tratamento indicado pela equipe médica, o Papa segue em contato com a Paróquia da Sagrada Família, em Gaza, assim como confirmou o pároco, padre Gabriel Romanelli, que relatou uma nova videochamada de Francisco, na qual sua voz soava “forte e clara”.
O Santo Padre tem recebido centenas de mensagens com votos de pronta recuperação, como desenhos feitos por crianças internadas no Hospital Gemelli, especialmente aquelas do setor de oncologia, localizado no mesmo décimo andar. Francisco sempre visita estes pacientes enquanto está internado no hospital romano.
Confiantes na recuperação da saúde do Santo Padre, o Vaticano divulgou o calendário das celebrações presididas pelo Papa Francisco para os meses de março e abril.
As cerimônias incluem ritos da Quaresma e eventos especiais do Jubileu de 2025.
.:: Ore com o A12 pelo Papa Francisco
Quarta-feira de Cinzas: início da caminhada quaresmal
No dia 5 de março, o Papa dará início à Quaresma com a tradicional procissão penitencial, saindo da Igreja de Santo Anselmo, no Monte Aventino. Durante o trajeto, os fiéis acompanharão o canto da Ladainha dos Santos. O destino é a Basílica de Santa Sabina, onde Francisco presidirá a Missa com a bênção e imposição das cinzas.
No domingo (9), o Papa celebrará a Missa do 1º domingo da Quaresma, na Praça São Pedro. A cerimônia faz parte do Jubileu do Mundo do Voluntariado e reunirá voluntários de diversas associações, membros de ONGs e profissionais do setor social.
O Santo Padre nunca deixa de frisar a importância desses agentes de transformação, que “levam esperança onde há sofrimento”.
No mesmo dia, no período da tarde, em Roma, Francisco inicia os exercícios espirituais junto à Cúria Romana, um período de oração e reflexão realizado na Sala Paulo VI.
O encerramento desse momento de recolhimento será no dia 14 de março, no mesmo local.
No domingo, 6 de abril, o Pontífice presidirá a Missa do 5º domingo da Quaresma, dentro do Jubileu dos Doentes e do Mundo da Saúde.
O evento reunirá enfermos, profissionais da saúde e seus familiares. Em um momento especial de solidariedade e fé, o Papa reforçará a missão de acolher e cuidar dos mais frágeis.
:: Siga acompanhando novidades do Jubileu em nossa página especial!
Você conhece o Santuário onde a padroeira é uma Santa Cabeça?
No Youtube do portal A12, visitaremos templos católicos onde podemos peregrinar e buscar a esperança em Cristo
Fraternidade e Ecologia Integral: sua missão é cuidar da água
Neste dia Mundial da Água reflita sobre o seu papel de cuidar desse bem dado por Deus desde a criação.
A vivência da quaresma no período medieval
Desde os primórdios da Igreja a quaresma foi considerada um período de grande austeridade e de preparação para a páscoa. Confira no artigo como era a vivência da quaresma no período medieval.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.