O Papa Francisco confirmou que participará pela primeira vez da COP28, a cúpula sobre o clima da ONU (Organização das Nações Unidas), que inicia em 30 de novembro, em Dubai, nos Emirados Árabes.
"Vou para Dubai. Acredito que saio em 1º de dezembro até o dia 3. Ficarei três dias lá", disse o Pontífice em entrevista à emissora de televisão italiana RAI.
Depois do anúncio do Papa, a Sala de Imprensa do Vaticano confirmou a 45ª viagem do Pontificado de Francisco, a sexta em 2023.
"Aceitando o convite de Sua Alteza Sheikh Mohammed bin Zayed Al Nahyan, presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sua Santidade o Papa Francisco viajará, como anunciado, para Dubai, de 1º a 3 de dezembro de 2023, por ocasião da próxima Conferência Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (Cop-28)", diz o comunicado, sem mais informações sobre o programa.
A 28ª edição da COP verá pela primeira vez a participação presencial de um Pontífice. Francisco fará sua segunda viagem aos Emirados Árabes Unidos, após viagem a Abu Dhabi, em fevereiro de 2019.
Desde sua eleição em 2013, Francisco faz da defesa do meio ambiente um tema central de seu Pontificado. Em 2015, dedicou à questão sua encíclica "Laudato si", um manifesto de 200 páginas a favor de uma "ecologia integral".
No mês passado, em sua mais recente exortação apostólica, intitulada "Laudate Deum", o Papa dedicou um capítulo inteiro encontro de Dubai: "O que se espera do COP28 de Dubai?" é o título, e nele estão condensadas as expectativas e suas esperanças para o encontro:
"As companhias petrolíferas e do gás têm a ambição de realizar novos projetos para expandir ainda mais a sua produção. Adotar uma atitude renunciante a respeito da Cop28 seria auto lesivo, porque significaria expor toda a humanidade, especialmente os mais pobres, aos piores impactos da mudança climática", escreve o Papa.
E completa:
"Esta Conferência pode ser um ponto de virada, comprovando que era sério e útil tudo o que se realizou desde 1992; caso contrário, será uma grande desilusão e colocará em risco quanto se pôde alcançar de bom até aqui”, finaliza.
.:: Veja a biografia especial do A12 sobre o Papa Francisco
Fonte: Vatican News
Dogmas da Igreja: o Papa é infalível quando se pronuncia 'ex catedra'
Conheça os dogmas da Igreja que são afirmações de fé em relação ao Papa. Leia mais!
Por que celebramos a Exaltação da Santa Cruz com alegria?
Celebramos na Festa da Exaltação da Cruz a vitória de Jesus Cristo sobre a morte. Saiba mais!
"Ação Missionária Sem Fronteiras" reúne jovens de todo o Brasil em PE
O objetivo é incentivar o protagonismo missionário e fortalecer os laços entre os jovens de todo o país.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...