Santo Padre

A 1ª participação presencial de um Pontífice: Papa confirma presença na COP28

Francisco estará em meio aos líderes mundiais para reforçar o "clamor" por uma ação climática urgente

Escrito por Redação A12

07 NOV 2023 - 10H57 (Atualizada em 07 NOV 2023 - 11H31)

Reprodução/ Vatican Media

O Papa Francisco confirmou que participará pela primeira vez da COP28, a cúpula sobre o clima da ONU (Organização das Nações Unidas), que inicia em 30 de novembro, em Dubai, nos Emirados Árabes.

"Vou para Dubai. Acredito que saio em 1º de dezembro até o dia 3. Ficarei três dias lá", disse o Pontífice em entrevista à emissora de televisão italiana RAI.

Depois do anúncio do Papa, a Sala de Imprensa do Vaticano confirmou a 45ª viagem do Pontificado de Francisco, a sexta em 2023.

"Aceitando o convite de Sua Alteza Sheikh Mohammed bin Zayed Al Nahyan, presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sua Santidade o Papa Francisco viajará, como anunciado, para Dubai, de 1º a 3 de dezembro de 2023, por ocasião da próxima Conferência Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (Cop-28)", diz o comunicado, sem mais informações sobre o programa.

A 28ª edição da COP verá pela primeira vez a participação presencial de um Pontífice. Francisco fará sua segunda viagem aos Emirados Árabes Unidos, após viagem a Abu Dhabi, em fevereiro de 2019.

Reprodução/ Vatican Media
Reprodução/ Vatican Media
Logomarca da COP28 que acontecerá em Dubai, nos Emirados Árabes



Desde sua eleição em 2013, Francisco faz da defesa do meio ambiente um tema central de seu Pontificado. Em 2015, dedicou à questão sua encíclica "Laudato si", um manifesto de 200 páginas a favor de uma "ecologia integral".

No mês passado, em sua mais recente exortação apostólica, intitulada "Laudate Deum", o Papa dedicou um capítulo inteiro encontro de Dubai: "O que se espera do COP28 de Dubai?" é o título, e nele estão condensadas as expectativas e suas esperanças para o encontro:

"As companhias petrolíferas e do gás têm a ambição de realizar novos projetos para expandir ainda mais a sua produção. Adotar uma atitude renunciante a respeito da Cop28 seria auto lesivo, porque significaria expor toda a humanidade, especialmente os mais pobres, aos piores impactos da mudança climática", escreve o Papa.

E completa:

"Esta Conferência pode ser um ponto de virada, comprovando que era sério e útil tudo o que se realizou desde 1992; caso contrário, será uma grande desilusão e colocará em risco quanto se pôde alcançar de bom até aqui”, finaliza.

.:: Veja a biografia especial do A12 sobre o Papa Francisco

Fonte: Vatican News

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...