Em um contexto onde divisões históricas persistem no mundo, os jovens são convocados a serem agentes de mudança, promovendo a unidade através do diálogo, da compreensão mútua e da colaboração.
Como afirmado pelo Papa Francisco em um encontro com a delegação do Colégio Teológico de Atenas e o Arcebispo Metropolita Agathanghelos, nesta quinta-feira (16), a esperança para a unidade dos cristãos reside na energia e na fé dos jovens, que podem transcender as diferenças e testemunhar o amor de Cristo em um mundo tão necessitado de reconciliação e harmonia.
A mensagem do Santo Padre ressoa como um apelo à ação para os jovens cristãos em todo o mundo:
“É preciso apreciar a escolha de priorizar a formação cultural, teológica e ecumênica das novas gerações. São os jovens, sustentados pela esperança fundada na fé, que podem quebrar as correntes de ressentimentos, mal-entendidos e preconceitos que, durante séculos, mantiveram católicos e ortodoxos prisioneiros”, afirmou o Papa.
A Apostolikì Diakonia, órgão eclesiástico oficial da Igreja da Grécia, tem desempenhado um papel fundamental na formação e educação de líderes religiosos e catequistas. Em especial, dedica-se à preparação e educação de pregadores, confessores e colaboradores no trabalho eclesiástico, além de apoiar os jovens em sua jornada de fé.
Durante a audiência, o Pontífice elogiou os esforços conjuntos realizados nos últimos 20 anos, ressaltando a importância de privilegiar a formação cultural, teológica e ecumênica das novas gerações. Ele enfatizou que os jovens, impulsionados pela esperança fundamentada na fé, têm o poder de romper as barreiras que historicamente separaram católicos e ortodoxos.
“Ao caminharmos juntos, trabalharmos juntos e rezarmos juntos, estamos nos preparando para receber de Deus o dom da unidade que, como fruto do Espírito Santo, será a comunhão e a harmonia na legítima diversidade”, concluiu o Papa.
:: Semana da Unidade dos Cristãos pede amor ao próximo
Fonte: Vatican News
Domingo da Misericórdia: a paz de Cristo nos envia em missão
Neste tempo pascal celebramos o domingo da misericórdia e a liturgia da Palavra suscita em nós também a ‘ressurreição’ com Cristo.
Os presbíteros amigos do Papa Francisco
Confira dois testemunhos de religiosos brasileiros e suas amizades com o Papa Francisco.
Santos que espalharam a misericórdia no mundo
Os santos que viveram o amor de Deus no cotidiano nos inspiram a viver também a misericórdia.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.