A mensagem do Papa Leão XIV para o V Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, a ser celebrada nas comunidades no domingo, 27 de julho, convida fiéis de todas as idades a valorizarem a presença e a sabedoria dos mais velhos.
Com o tema “Bem-aventurado aquele que não perdeu a esperança”, o Papa deseja passar em sua mensagem o papel essencial dos idosos na transmissão da fé, de geração em geração, ao manter a esperança em Cristo.
“O Jubileu que estamos vivendo nos ajuda a descobrir que a esperança é, em todas as idades, perene fonte de alegria”, afirmou o Santo Padre. Para Leão XIV, a velhice é um tempo de bênção, graça e um testemunho silencioso da fidelidade de Deus.
Na Bíblia, muitas figuras importantes foram chamadas por Deus já em idade avançada, como Abraão, Sara, Moisés e Isabel. Isso mostra, segundo o Pontífice, que os idosos são os primeiros testemunhos da esperança, sinal da continuidade entre gerações que precisa ser compreendida pelos mais novos.
“Abraçar um idoso ajuda-nos a entender que a história não se esgota no presente. A fragilidade dos idosos precisa do vigor dos jovens, mas a juventude também carece do testemunho dos mais velhos para projetar o futuro com sabedoria”.
O Papa expressou gratidão aos avós e idosos que marcaram gerações de muitas famílias com seus exemplos dos valores fundados na fé. “Quantas vezes os nossos avós foram para nós um exemplo de fé e devoção, de virtudes cívicas e compromisso social!”.
:: Reze pelos seus avós com essa oração!
Uma mudança de postura foi pedida pelo Papa aos jovens: “revolução da gratidão”. Dessa forma, segundo o Santo Padre, o abandono que muitos idosos enfrentam seria evitado.
“Olhando para os idosos nesta perspectiva jubilar, também nós somos chamados a viver com eles uma libertação, sobretudo da solidão e do abandono”, afirmou.
Leão XIV convida paróquias, grupos e associações a criarem redes de cuidado, promovendo visitas e vínculos duradouros com os mais velhos.
“Visitar um idoso é um modo de encontrar Jesus, que nos liberta da indiferença e da solidão”, reforça o Papa. É possível, ao visitar um idoso, receber uma indulgência jubilar, quando esse gesto for feito com o coração voltado a Cristo.
Mesmo diante das limitações da idade, a fé continua viva. Leão XIV cita as palavras do Papa Francisco: “Nada nos impede de amar, de rezar, de nos doarmos, de sermos uns pelos outros, na fé, sinais luminosos de esperança”.
Por fim, o Papa exorta:
“Transmitemos com amor a fé que vivemos na família e nos encontros quotidianos durante tantos anos. Louvemos sempre a Deus pela sua benevolência e abramos o nosso coração aos necessitados. Assim, seremos sinais de esperança, em todas as idades”.
:: Envelhecer bem é possível, mas como?
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.