O irmão franciscano Francisco Otmar Egloff, de 91 anos, serviu durante anos no atendimento às confissões na Basílica de São João de Latrão, em Roma. Ele contou à ACI Digital como foi o tempo no qual atuou como confessor do Papa Francisco. Leia MaisIgrejas de Buenos Aires contam a história do Papa Francisco5 curiosidades sobre a vida do Papa Francisco
Ao comentar sobre a primeira vez na qual o Papa Francisco se confessou com ele, falou que não foi muito diferente de outras confissões comumente feitas pelos outros fiéis.
“A única diferença é que o meu confessionário foi limpo com muito cuidado antes. Quando você chega ao confessionário pela manhã e vê uma equipe inteira limpando e esfregando, é algo realmente diferente. Eu costumava entrar e tirar o pó sozinho com um pano”, disse o franciscano.
Frei Otmar disse que foi especial o Papa Francisco ter se confessado em público e de joelhos “e depois usado o meu confessionário para ouvir confissões de outros padres”.
Ao ser questionado sobre qual penitência daria hoje ao Santo Padre, respondeu entre risos:
“Hoje eu daria ao Papa uma penitência diferente. Uma penitência da língua. Às vezes a língua dele é muito rápida”.
Franciscanos confessores
Francisco Otmar deixou a Suíça, sua terra natal, no ano de 2004, final do pontificado do Papa João Paulo II. Sobre ser escolhido para assumir tal função, afirmou:
“Foi provavelmente o meu talento para os idiomas que foi decisivo, já que falo italiano, alemão e francês”, disse.
O franciscano contou também que é um costume franciscanos serem nomeados para servir como confessores na Basílica de Latrão e passar a morar no território da igreja.
“Acima do teto da igreja estão os apartamentos dos oito frades franciscanos que se sentam nos oito confessionários durante o dia”.
Fonte: ACI Digital
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.