Nesta quinta-feira (9) foi publicada a primeira Exortação Apostólica do Santo Padre, o Papa Leão XIV, “Dilexi Te” que significa: “Eu te amei”.
O documento retoma o trabalho iniciado pelo saudoso Papa Francisco e convida toda a Igreja a redescobrir, nas faces dos pobres, o próprio rosto de Cristo.
O Santo Padre recorda que no rosto ferido dos pobres:
“[…] Encontramos impresso o sofrimento dos inocentes e, portanto, o próprio sofrimento de Cristo. Ao mesmo tempo, deveríamos falar, e talvez de modo mais acertado, dos inúmeros rostos dos pobres e da pobreza, uma vez que se trata de um fenômeno multifacetado[…]” (9)
Entre os exemplos de dedicação à caridade, Leão XIV cita Santa Dulce dos Pobres:
“[…] Irmã Dulce enfrentou a precariedade com criatividade, os obstáculos com ternura, a carência com fé inabalável. Começou acolhendo doentes num galinheiro, e dali fundou uma das maiores obras sociais do país. Atendia milhares de pessoas por dia, sem jamais perder a doçura. Fez-se pobre com os pobres por amor ao sumamente Pobre[…]” (78)
A vida do “Anjo Bom da Bahia” é apresentada como testemunho vivo da fé que se encarna no cuidado aos mais vulneráveis, reforçando que a caridade é central para a missão da Igreja.
O Papa também explica a relevância da opção preferencial pelos pobres no contexto latino-americano:
“[…] Compreende-se bem por que se pode falar, também teologicamente, sobre uma opção preferencial de Deus pelos pobres, uma expressão que surgiu no contexto do continente latino-americano, em particular na Assembleia de Puebla, mas que foi bem integrada no sucessivo Magistério da Igreja. [12] Esta ‘preferência’ nunca diz respeito a um exclusivismo ou a uma discriminação em relação a outros grupos, que em Deus seria impossível; ela pretende sublinhar o agir de Deus que, por compaixão, se dirige à pobreza e à fraqueza da humanidade inteira […]” (16)
Migrantes e mulheres
A exortação dedica atenção especial aos migrantes:
“[…] A Igreja, como mãe, caminha com os que caminham. Onde o mundo vê ameaça, ela vê filhos; onde se erguem muros, ela constrói pontes. Pois sabe que o Evangelho só é crível quando se traduz em gestos de proximidade e de acolhimento; e que em cada migrante rejeitado, é o próprio Cristo que bate às portas da comunidade[…]” (75)
E também às mulheres em situação de exclusão e violência:
“[…] Recordemos que «duplamente pobres são as mulheres que padecem situações de exclusão, maus-tratos e violência, porque frequentemente têm menores possibilidades de defender os seus direitos. E, todavia, também entre elas, encontramos continuamente os mais admiráveis gestos de heroísmo cotidiano na defesa e cuidado da fragilidade das suas famílias […]” (12)
Sobre o compromisso da Igreja, Leão XIV lembra:
“[…] A vida das primeiras comunidades eclesiais, que chegou até nós como Palavra revelada no cânone bíblico, é-nos oferecida como exemplo a imitar e como testemunho da fé que opera através da caridade, permanecendo como admoestação perene para as gerações futuras. Ao longo dos séculos, estas páginas têm incentivado o coração dos cristãos a amar e realizar obras de caridade, como sementes fecundas que não cessam de produzir frutos[…]” (34)
add Leia também — Leão XIV: “Cristo se revela nas pequenas coisas da vida”
Não nos esqueçamos, então, que cada cristão é chamado a ter esse olhar de cuidado e amor cotidiano pelos pobres, em suas “diferentes faces”, tornando visível o Evangelho para todos.
Exortação Apostólica Dilexi Te. Leia aqui na íntegra!
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.