Nesta quinta-feira (9) foi publicada a primeira Exortação Apostólica do Santo Padre, o Papa Leão XIV, “Dilexi Te” que significa: “Eu te amei”.
O documento retoma o trabalho iniciado pelo saudoso Papa Francisco e convida toda a Igreja a redescobrir, nas faces dos pobres, o próprio rosto de Cristo.
O Santo Padre recorda que no rosto ferido dos pobres:
“[…] Encontramos impresso o sofrimento dos inocentes e, portanto, o próprio sofrimento de Cristo. Ao mesmo tempo, deveríamos falar, e talvez de modo mais acertado, dos inúmeros rostos dos pobres e da pobreza, uma vez que se trata de um fenômeno multifacetado[…]” (9)
Entre os exemplos de dedicação à caridade, Leão XIV cita Santa Dulce dos Pobres:
“[…] Irmã Dulce enfrentou a precariedade com criatividade, os obstáculos com ternura, a carência com fé inabalável. Começou acolhendo doentes num galinheiro, e dali fundou uma das maiores obras sociais do país. Atendia milhares de pessoas por dia, sem jamais perder a doçura. Fez-se pobre com os pobres por amor ao sumamente Pobre[…]” (78)
A vida do “Anjo Bom da Bahia” é apresentada como testemunho vivo da fé que se encarna no cuidado aos mais vulneráveis, reforçando que a caridade é central para a missão da Igreja.
O Papa também explica a relevância da opção preferencial pelos pobres no contexto latino-americano:
“[…] Compreende-se bem por que se pode falar, também teologicamente, sobre uma opção preferencial de Deus pelos pobres, uma expressão que surgiu no contexto do continente latino-americano, em particular na Assembleia de Puebla, mas que foi bem integrada no sucessivo Magistério da Igreja. [12] Esta ‘preferência’ nunca diz respeito a um exclusivismo ou a uma discriminação em relação a outros grupos, que em Deus seria impossível; ela pretende sublinhar o agir de Deus que, por compaixão, se dirige à pobreza e à fraqueza da humanidade inteira […]” (16)
Migrantes e mulheres
A exortação dedica atenção especial aos migrantes:
“[…] A Igreja, como mãe, caminha com os que caminham. Onde o mundo vê ameaça, ela vê filhos; onde se erguem muros, ela constrói pontes. Pois sabe que o Evangelho só é crível quando se traduz em gestos de proximidade e de acolhimento; e que em cada migrante rejeitado, é o próprio Cristo que bate às portas da comunidade[…]” (75)
E também às mulheres em situação de exclusão e violência:
“[…] Recordemos que «duplamente pobres são as mulheres que padecem situações de exclusão, maus-tratos e violência, porque frequentemente têm menores possibilidades de defender os seus direitos. E, todavia, também entre elas, encontramos continuamente os mais admiráveis gestos de heroísmo cotidiano na defesa e cuidado da fragilidade das suas famílias […]” (12)
Sobre o compromisso da Igreja, Leão XIV lembra:
“[…] A vida das primeiras comunidades eclesiais, que chegou até nós como Palavra revelada no cânone bíblico, é-nos oferecida como exemplo a imitar e como testemunho da fé que opera através da caridade, permanecendo como admoestação perene para as gerações futuras. Ao longo dos séculos, estas páginas têm incentivado o coração dos cristãos a amar e realizar obras de caridade, como sementes fecundas que não cessam de produzir frutos[…]” (34)
add Leia também — Leão XIV: “Cristo se revela nas pequenas coisas da vida”
Não nos esqueçamos, então, que cada cristão é chamado a ter esse olhar de cuidado e amor cotidiano pelos pobres, em suas “diferentes faces”, tornando visível o Evangelho para todos.
Exortação Apostólica Dilexi Te. Leia aqui na íntegra!
Fonte: Vatican News
Proclamar a Palavra na Missa: o que todo leitor precisa saber
O ministério do leitor exige oração, preparação e boa proclamação para tornar a Palavra de Deus viva e compreensível à assembleia.
Igreja recorda o Dia Mundial dos Pobres com apelo à Solidariedade
Dia Mundial dos Pobres destaca esperança, justiça e compromisso com os mais vulneráveis, reforçando o chamado da Igreja à solidariedade e à responsabilidade social.
Papa faz apelo para uso digital da Bíblia
Leão XIV incentiva a difusão da Palavra de Deus em ambientes digitais. O A12 sugere duas maneiras para acessar a Bíblia disponível na palma da sua mão.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.