Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Santo Padre

"Espalhemos o perfume de Deus, e não o 'mau cheiro' do pecado", pede Papa

"Uma pessoa que vive com alegria a sua unção perfuma a Igreja", se alegra o Santo Padre

Escrito por Redação A12

21 AGO 2024 - 09H23 (Atualizada em 21 AGO 2024 - 10H26)

Vatican Media

Na Audiência Geral desta quarta-feira (21), o Papa Francisco seguiu com o ciclo de catequeses sobre o Espírito e a Esposa, hoje com o tema “Espírito Santo no Batismo de Jesus”, com a meditação sobre como o Espírito desceu em forma de pomba quando Jesus foi batizado por João, e dali se espalhou pelo Seu Corpo, a Igreja.

Foi um evento tão importante na vida de Cristo, explica o Santo Padre, que todos os evangelistas falaram sobre ele, pois Deus Pai ungiu Jesus com o Seu Espírito e consagrou Jesus como Rei, Profeta e Sacerdote. “Toda a Trindade se reuniu naquele momento nas margens do Jordão!”, comentou Francisco.

Thiago Leon
Thiago Leon
Cena do Batismo de Jesus no Caminho do Rosário, no Santuário Nacional


Diante deste momento decisivo na vida de Jesus, o Espírito Santo que já o preenchia desde o momento da Encarnação, faz sua unção para ajudá-Lo na missão. A imagem da unção com o Espírito nos remete ao Sacramento da Confirmação, no qual somos ungidos com o óleo perfumado do Crisma e recebemos o dom do Espírito para a missão, para espalhar pelo mundo o “bom odor de Cristo”.

“A unção nos perfuma e também uma pessoa que vive com alegria a sua unção perfuma a Igreja, perfuma a comunidade, perfuma a família com este perfume espiritual”, acrescentou Francisco.

O Papa também caracterizou o oposto do “perfume” de Deus, o pecado, que seria o “mau cheiro”:

“Sabemos que, infelizmente, por vezes os cristãos não espalham o perfume de Cristo, mas sim o mau cheiro do seu próprio pecado. Jamais nos esqueçamos: o pecado nos afasta de Jesus, o pecado torna o óleo ruim. E o diabo, não esqueçam disto, normalmente o diabo entra pelo bolso. Fiquem atentos.”

O pedido do Pontífice é, então, que nos esforcemos para que o Espirito Santo nos faça ungidos mais conscientes, inspirados no que disse Paulo aos Gálatas: o perfume de Cristo é liberto do “fruto do Espírito”, que é “caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança” (Gal 5,22).

É belo encontrar uma pessoa boa, uma pessoa fiel, uma pessoa mansa, que não seja orgulhosa. Se nos esforçarmos por cultivar este fruto, então, antes que nos apercebamos, alguém sentirá um pouco da fragrância do Espírito de Cristo à nossa volta. Peçamos ao Espírito Santo que nos faça ungidos mais conscientes, ungidos por Ele”, concluiu.

:: O que diz o Papa sobre o Batismo?

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...