O Papa Francisco nesta segunda-feira (18) aprovou uma Declaração que permite a bênção pastoral a casais em situação irregular.
A “Fiducia supplicans” foi publicada pelo Dicastério para a Doutrina da Fé e também possibilita a bênção a casais formados por pessoas do mesmo sexo.
Segundo a Declaração, diante do pedido de duas pessoas para serem abençoadas, mesmo que sua condição de casal seja “irregular”, será possível para o ministro ordenado consentir. Vale ressaltar que esse gesto de proximidade pastoral não contenha elementos minimamente semelhantes a um rito matrimonial.
Ela aprofunda o tema das bênçãos, distinguindo entre as bênçãos rituais e litúrgicas e as bênçãos espontâneas, que se assemelham mais a gestos de devoção popular.
As bênçãos espontâneas contemplam, agora, aqueles que não vivem conforme as normas da doutrina moral cristã, mas pedem para serem abençoados.
A Declaração conta com uma introdução do Cardeal Victor Fernandez, que explica o documento, aprofunda o entendimento pastoral das bênçãos e, com isso, permite que “sua compreensão clássica seja ampliada e enriquecida por meio da visão pastoral do Papa Francisco”.
A introdução do cardeal ainda esclarece que a “Fiducia supplicans” não modifica o ensino perene da Igreja sobre o casamento:
“(Uma reflexão do Papa) que implica um verdadeiro desenvolvimento em relação ao que foi dito sobre as bênçãos. De abençoar casais em situação irregular e casais do mesmo sexo, sem validar oficialmente seu status ou modificar de qualquer forma o ensino perene da Igreja sobre o casamento”, diz trecho da introdução da Declaração.
O documento que divulga a nova decisão afirma que a Igreja continua a considerar a união entre casais do mesmo sexo um ato “irregular” e que a doutrina não mudou, mas afirmou também que a autorização de bênçãos é um “sinal de que Deus acolhe a todos”.
Em outubro, em um discurso, o Papa Francisco já havia indicado que a Igreja pudesse passar a permitir a bênção a casais homossexuais em um futuro próximo.
Desde agosto, de 23 anos atrás, o antigo Santo Ofício não publicava uma declaração (a última foi em 2000, “Dominus Jesus”), um documento de alto valor doutrinário para a Igreja.
.:: Confira a Declaração “Fiducia supplicans” na íntegra!
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...