Meditar é um modo de encontrar Jesus: a meditação foi o tema da catequese do Papa Francisco na Audiência Geral desta quarta-feira (28), realizada ainda sem a presença de fiéis, na Biblioteca do Palácio Apostólico.
Para o Santo Padre, meditar é uma forma de rezar comum não só aos cristãos, mas a fiéis de outras religiões e até para quem não tem uma visão religiosa da vida. “Todos precisamos meditar, refletir, reencontrar nós mesmos. É uma dinâmica humana”, disse o Papa, sobretudo no “voraz” mundo ocidental, e representa um antídoto contra o estresse cotidiano e o vazio que se expande por todo lado. A oração do cristão é, antes de tudo, o encontro com o Outro, com "O" maiúsculo. O encontro com o transcendente, com Deus.
Leia MaisPapa Francisco: A voz da profecia em tempo de pandemia
O Pontífice ainda afirma que os benefícios desta prática, como paz interior, domínio de si ou lucidez, são resultados de “efeitos colaterais” da graça da oração cristã, que é o encontro com Jesus:
“Meditar é ir ao encontro com Jesus dentro de nós.”
Ele explica os inúmeros métodos de meditação que indicam experiências espirituais diferentes: estilos mais sóbrios, articulados, que privilegiam a dimensão intelectual ou afetiva e emotiva. Todos são importantes e dignos de serem praticados.
Não se reza só com a mente ou com os sentimentos, mas o todo. Mas, um método nada mais que que uma guia, é o caminho, não a Meta:
“O importante é avançar, com o Espírito Santo, na única vida da oração: Cristo Jesus. O companheiro de caminhada é o Espírito Santo. Não é possível meditar sem Ele.”
O Papa também ressalta que "meditar não é um inclinar-se sobre nós mesmos, mas ir até Jesus e, em Jesus, encontrar nós mesmos, curados, ressuscitados, fortes pela graça de Jesus. E encontrar Jesus Salvador de todos, inclusive meu. E isto graças à guia do Espírito Santo.”
Corpus Christi: Adore, mesmo sem poder comungar
Nas vésperas da Solenidade de Corpus Christi, saiba como somos chamados a viver este dia, mesmo as pessoas impossibilitadas de comungar.
Quem você é no mundo? Elio, da Pixar, ajuda a descobrir sua identidade!
Animação de 2025 da Pixar será lançada em junho e traz uma reflexão sobre responsabilidades e empatia
Você conhece um Santuário de Adoração Perpétua?
Os Santuários de Adoração Perpétua ofertam aos fiéis a oportunidade de estar na presença do Jesus Eucarístico em qualquer dia do ano
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.