Na Audiência Geral desta quarta-feira (22), o Papa Francisco deu continuidade à série de catequeses sobre “Jesus Cristo, nossa esperança”, que ocorrerá durante o Ano Jubilar.
Durante o encontro, o Santo Padre refletiu sobre o Evangelho da Anunciação e destacou o exemplo de Maria como modelo de confiança em Deus. O anjo Gabriel foi enviado a Nazaré, uma pequena vila na periferia da Galileia. Lá, saudou Maria de forma incomum, dizendo: “Alegra-te!”.
O Pontífice explicou que essa expressão ecoa os antigos profetas ao anunciar a vinda do Messias: “É um convite à alegria pela presença de Deus entre o seu povo”.
Maria também é chamada de “cheia de graça divina”, o que revela que o amor de Deus habitava em seu coração desde sempre. “Ela é uma verdadeira obra-prima da graça divina”, afirmou o Papa.
Diante do anúncio de sua missão, Maria ficou perturbada, mas confiou. Gabriel a tranquilizou com as palavras: “Não temas!”. Francisco destacou que essa mensagem também é para todos os cristãos: “Deus nos convida a confiar nele, mesmo quando o caminho parece incerto”.
“Maria não busca respostas fora, mas dentro de si, no profundo de seu coração aberto e sensível”, disse o Santo Padre.
A tarefa confiada a Maria era ser a mãe do Salvador. O nome de Jesus, que significa “Deus salva”, reflete que a salvação vem unicamente de Deus.
“Maria foi chamada a confiar totalmente no Senhor e permitiu que Ele realizasse uma obra única em sua vida”, explicou o Papa.
Ao concluir sua reflexão, Francisco exaltou Maria como exemplo de confiança e entrega. “Ela acolheu o Verbo de Deus e se colocou a serviço com tudo o que tinha”, disse.
O Papa encorajou os fiéis a seguirem o exemplo da Mãe do Salvador:
“Aprendamos de Maria a abrir nossos ouvidos à Palavra divina, acolhê-la e deixá-la transformar nossos corações em tabernáculos de sua presença”.
:: Papa: “combate ao abuso infantil é urgente”
Fonte: Vatican News
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.