Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Santo Padre

Papa: Deus nos perguntará se cuidamos do mundo que Ele criou

Escrito por Redação A12

01 OUT 2025 - 14H56 (Atualizada em 03 OUT 2025 - 18H34)

Vatican Media

O Papa Leão XIV abriu, em Castel Gandolfo, a Conferência "Raising Hope" (tradução livre para Espalhando Esperança), que celebra os dez anos da encíclica Laudato si’, escrita por Papa Francisco.

Em seu discurso, o Pontífice afirmou que a crise climática exige urgência e que não basta falar de ecologia: é necessária uma mudança profunda do coração.

Laudato si’ e a atualidade do apelo

Ao recordar a herança espiritual deixada por Francisco, o Papa destacou que a Laudato si’ continua inspirando comunidades, dioceses e até organismos internacionais. Segundo o Santo Padre, as recomendações da encíclica foram acolhidas também por pessoas fora da Igreja, porque apontam para desafios que afetam toda a humanidade.

O Papa reforçou que a ecologia integral não se separa da justiça social nem do cuidado com os pobres:

Não se pode amar o Deus que não se vê desprezando suas criaturas. Somos uma única família, com um Pai comum; habitamos um mesmo planeta, do qual devemos cuidar juntos”.

Vatican Media Vatican Media


O coração como lugar da conversão

Leão XIV destacou que a verdadeira mudança começa no coração. Alertou também que o cuidado com a Casa Comum não pode se reduzir a “uma moda passageira ou um tema que gere divisão”. E afirmou:

“É preciso passar da coleta de dados ao cuidado; de discursos ambientalistas a uma conversão ecológica que transforme o estilo de vida pessoal e comunitário”.

Olhar para os próximos passos

O Papa pediu que encontros globais como a COP30, a FAO e a Cúpula da Água da ONU escutem “o grito da Terra e o grito dos pobres”. Por fim, o Pontífice também deixou uma pergunta que atravessa gerações:

“Deus nos perguntará se cultivamos e cuidamos do mundo que Ele criou, para o bem de todos e das gerações futuras. Qual será a nossa resposta?

Vatican Media Vatican Media


Marina Silva e a COP30

Durante a conferência, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, relacionou a Laudato si’ ao Acordo de Paris. Ela alertou sobre os altos investimentos em combustíveis fósseis e pediu uma “transição justa, ordenada e equitativa” para energias limpas.

A ministra também reforçou o convite para que o Papa participe da COP30, em Belém, em novembro:

“Desejo aqui reafirmar o grande interesse e o convite da presidência brasileira da COP30 para que Sua Santidade, o Papa Leão XIV, nos honre com sua presença em Belém. Estou convencida de que Sua Santidade dará uma indispensável contribuição para que a COP30 entre para a história como a COP decisiva da implementação”.

:: COP 30: a Igreja Católica do Brasil em consonância com o meio ambiente

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...