O Papa Leão XIV abriu, em Castel Gandolfo, a Conferência "Raising Hope" (tradução livre para Espalhando Esperança), que celebra os dez anos da encíclica Laudato si’, escrita por Papa Francisco.
Em seu discurso, o Pontífice afirmou que a crise climática exige urgência e que não basta falar de ecologia: é necessária uma mudança profunda do coração.
Ao recordar a herança espiritual deixada por Francisco, o Papa destacou que a Laudato si’ continua inspirando comunidades, dioceses e até organismos internacionais. Segundo o Santo Padre, as recomendações da encíclica foram acolhidas também por pessoas fora da Igreja, porque apontam para desafios que afetam toda a humanidade.
O Papa reforçou que a ecologia integral não se separa da justiça social nem do cuidado com os pobres:
“Não se pode amar o Deus que não se vê desprezando suas criaturas. Somos uma única família, com um Pai comum; habitamos um mesmo planeta, do qual devemos cuidar juntos”.
Leão XIV destacou que a verdadeira mudança começa no coração. Alertou também que o cuidado com a Casa Comum não pode se reduzir a “uma moda passageira ou um tema que gere divisão”. E afirmou:
“É preciso passar da coleta de dados ao cuidado; de discursos ambientalistas a uma conversão ecológica que transforme o estilo de vida pessoal e comunitário”.
O Papa pediu que encontros globais como a COP30, a FAO e a Cúpula da Água da ONU escutem “o grito da Terra e o grito dos pobres”. Por fim, o Pontífice também deixou uma pergunta que atravessa gerações:
“Deus nos perguntará se cultivamos e cuidamos do mundo que Ele criou, para o bem de todos e das gerações futuras. Qual será a nossa resposta?”
Durante a conferência, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, relacionou a Laudato si’ ao Acordo de Paris. Ela alertou sobre os altos investimentos em combustíveis fósseis e pediu uma “transição justa, ordenada e equitativa” para energias limpas.
A ministra também reforçou o convite para que o Papa participe da COP30, em Belém, em novembro:
“Desejo aqui reafirmar o grande interesse e o convite da presidência brasileira da COP30 para que Sua Santidade, o Papa Leão XIV, nos honre com sua presença em Belém. Estou convencida de que Sua Santidade dará uma indispensável contribuição para que a COP30 entre para a história como a COP decisiva da implementação”.
:: COP 30: a Igreja Católica do Brasil em consonância com o meio ambiente
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.