Santo Padre

Papa diz que Igreja é obra do Espírito Santo e não um grupo de empresários, partido político, ou associação humanista

Escrito por Redação A12

25 NOV 2020 - 15H06 (Atualizada em 25 NOV 2020 - 15H42)

Shutterstock papa-francisco (Shutterstock)

O Santo Padre, o Papa Francisco, falou durante a Audiência Geral desta quarta-feira (25), sobre quatro caraterísticas essenciais da vida eclesial:

Ouvir o ensinamento dos apóstolos;

Salvaguardar a comunhão recíproca;

Partir o pão, ou seja, Eucaristia;

Oração.

Shutterstock
Shutterstock


Para o Papa tais características nos lembram que a existência da Igreja tem significado:
“Se permanecer firmemente unida a Cristo, ou seja, na comunidade, na sua palavra, na Eucaristia e na oração. É a maneira de nos unirmos a Cristo”.

Leia MaisOlhar o pobre com a intenção de agradar a Deus e não a si mesmoSegundo o Sumo Pontífice, a Igreja não é um mercado: 

A Igreja não é um grupo de empresários que vão adiante com a empresa nova. A Igreja é obra do Espírito Santo que Jesus nos enviou para nos reunir. A Igreja é o trabalho do Espírito na comunidade cristã, na vida comunitária, na Eucaristia, na oração. Sempre! E tudo o que cresce fora dessas coordenadas não tem fundamento. É como uma casa construída sobre a areia. É Deus quem faz a Igreja, e não o clamor das obras. É a palavra de Jesus que enche de significado os nossos esforços. É na humildade que se constrói o futuro do mundo.”

Francisco também afirmou sentir muita tristeza quando uma comunidade que tem boa vontade, erra o caminho, pois pensa em fazer da Igreja um encontro, como se fosse um partido político. Ele questionou: 

“Onde está o Espírito Santo ali, onde está a oração, o amor comunitário, onde está a Eucaristia? Se falta isso, falta o Espírito, e se falta o Espírito seremos uma bonita associação humanista, de beneficência, até mesmo um ‘partido’ podemos dizer ‘eclesial’, mas não há Igreja. A Igreja não cresce com essas coisas, não cresce por proselitismo, como qualquer empresa, cresce por atração, e quem movimenta a atração é o Espírito Santo. Não nos esqueçamos essas palavras de Bento XVI: ‘A Igreja não cresce por proselitismo, cresce por atração’. Se falta o Espírito Santo, não há Igreja ali, há um bonito clube de amigos, com boas intenções, mas não há Igreja, não há sinodalidade”.

Fonte: * Com informações da Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.