Santo Padre

Papa Francisco fala sobre renúncia, problema de saúde e guerra na Ucrânia

Pontífice deu entrevista exclusiva à agência Reuters, no Vaticano, e falou sobre seu estado de saúde, aborto nos EUA e guerra na Ucrânia

Escrito por Guilherme Gomes

04 JUL 2022 - 08H26 (Atualizada em 04 JUL 2022 - 08H50)

Reprodução/ Vatican Media

Leia MaisPapa Francisco recebe Elon Musk no VaticanoSanta Sé suspende Audiências do Papa do mês de julhoO Papa Francisco, em entrevista à Agência Reuters, no Vaticano, no último sábado (02), falou sobre assuntos recorrentes em seu papado nos últimos meses: uma possível renúncia, o seu estado de saúde, aborto e a guerra na Ucrânia.

Francisco negou rumores de que planeja renunciar em um futuro próximo e também disse que está a caminho de visitar o Canadá neste mês, além de esperar pode ir a Moscou e Kiev o mais rápido possível depois disso.

Renúncia

Como já noticiado pelo A12, em entrevista exclusiva com Dom Roque Paloschi, Arcebispo de Porto Velho, e que esteve com o Santo Padre no Vaticano, foi confidenciada pelo Pontífice ao arcebispo brasileiro a sua não renúncia. Francisco, à Reuters, afastou mais uma vez os rumores de que deixará o trono de Pedro.

Todas essas coincidências fizeram alguns pensarem que a mesma 'liturgia' aconteceria. Mas nunca passou pela minha cabeça. Por enquanto não, por enquanto não. Realmente!”, falou o Papa.

As coincidências citadas por Francisco foram uma série de eventos entre maio e junho, incluindo reuniões com Cardeais do mundo para discutir uma nova constituição do Vaticano, uma cerimônia para empossar novos cardeais com poder de voto em um futuro conclave e uma visita à cidade italiana de L'Aquila, onde está sepultado Celestino V, primeiro Papa a renunciar.

Francisco, no entanto, repetiu sua posição muitas vezes declarada de que ele poderia renunciar algum dia se a saúde debilitada tornasse impossível dirigir a Igreja – algo que era quase impensável antes de Bento XVI.

Questionado sobre quando achava que isso poderia acontecer, o Papa foi enfático.

"Não sabemos. Deus dirá", disse.

Problema de saúde

O Papa deu detalhes de sua doença pela primeira vez em público, dizendo que havia sofrido "uma pequena fratura" no joelho quando deu um passo em falso enquanto um ligamento já estava inflamado.

Reprodução/ Vatican Media
Reprodução/ Vatican Media
O Papa vem utilizando cadeira de rodas para auxiliar na locomoção e também no tratamento



"Estou bem, estou melhorando lentamente", disse ele, acrescentando que a fratura foi tratada com terapia a laser e magnética.

Esse problema de saúde que afeta Francisco foi explicado pelo A12 durante entrevista com uma médica, que também alertou sobre um possível agravamento de lesão no ligamento inflamado do joelho do Santo Padre.

Guerra na Ucrânia

Desde o início da guerra na Ucrânia, em 24 de fevereiro, o Papa vem demonstrando preocupação com o conflito e pedindo pela paz no mundo. O Santo Padre, inclusive, já expressou sua vontade de dialogar com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Moscou.

Quando o Vaticano perguntou pela primeira vez sobre uma viagem, há vários meses, Francisco disse que Moscou respondeu que não era o momento certo.

Mas ele deu a entender que algo pode ter mudado agora.

"Eu gostaria de ir (para a Ucrânia), e queria ir para Moscou primeiro. A primeira coisa é ir à Rússia para tentar ajudar de alguma forma, mas gostaria de ir às duas capitais”, disse Francisco.

Aborto

Por fim, durante a entrevista, o Santo Padre foi questionado sobre o aborto e a decisão da Suprema Corte dos EUA que anula a histórica decisão Roe vs. Wade, que estabelece o direito da mulher ao aborto, Francisco disse que respeita a decisão, mas não tem informações suficientes para falar sobre isso do ponto de vista jurídico.

O Papa condenou veementemente o aborto, comparando-o a "contratar um assassino de aluguel".

"Eu pergunto: é legítimo, é certo eliminar uma vida humana para resolver um problema?", finalizou o Santo Padre.

.:: Veja a biografia especial do A12 sobre o Papa Francisco 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.