Ao longo de seu pontificado, Francisco fez inúmeras referências ao santo padroeiro da juventude. Em 2019, dedicou inteiramente a sua homilia na Casa Santa Marta a Dom Bosco, ressaltando a sua capacidade de olhar para as coisas do mundo com os olhos de Deus.
Leia MaisConheça a história de Dom Bosco, santo dedicado aos jovens
Num período onde os pobres eram realmente os descartados por uma aristocracia fechada, o então sacerdote italiano ficou indignado com a condição de milhares de jovens.
“Teve a coragem de olhar com os olhos de Deus e ir até Deus e dizer: 'Mostra-me isso... isso é uma injustiça... o que fazer diante disso...
Você criou essas pessoas para uma plenitude e elas estão numa verdadeira tragédia...'. E assim, olhando para a realidade com o amor de um pai, um pai e mestre, e olhando para Deus com os olhos de um mendigo que pede algo de luz, começa a seguir em frente.”
O sacerdote, reiterou o Papa, deve ter “essas duas polaridades”: “olhar a realidade com os olhos de homem e com os olhos de Deus”. Isso significa passar “muito tempo diante do tabernáculo”.
“E qual é o sinal de que um padre está fazendo bem, olhando para a realidade com os olhos de homem e com os olhos de Deus? A alegria. A alegria. Quando um padre não encontra alegria por dentro, pare imediatamente e pergunte o porquê.
E a alegria de Dom Bosco é conhecida: é o mestre da alegria! Porque ele fazia os outros se alegrarem e ele mesmo se alegrava. E ele próprio sofria. Peçamos ao Senhor, por intercessão de Dom Bosco, hoje, a graça de que os nossos sacerdotes sejam alegres: alegres porque têm o verdadeiro sentido de olhar para as coisas da pastoral, o povo de Deus, com os olhos de homem e com os olhos de Deus.”
Na Audiência Geral de quarta-feira (29), o Papa Francisco também recordou Dom Bosco, padroeiro dos jovens, que a Igreja celebra em 31 de janeiro:
“Que o exemplo de santidade de São João Bosco, que recordamos sexta-feira como Pai e Mestre da juventude, conduza sobretudo vocês, queridos jovens, a realizar seus projetos futuros, não excluindo o plano que Deus tem para cada um. Rezemos a são João Bosco para que cada um encontre na vida o seu caminho, aquilo que Deus quer para nós.”
Fonte: Vatican News
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.