Vem aí a 18ª Romaria Nacional do Terço dos Homens: Com a fé de Maria, rezamos pela família!

Santo Padre

Papa valoriza força da fé e busca pela unidade na Turquia

Escrito por Redação A12

28 NOV 2025 - 13H37 (Atualizada em 01 DEZ 2025 - 10H17)

Vatican Media

No segundo dia da viagem apostólica à Turquia, o Papa Leão XIV viveu momentos de espiritualidade e ecumenismo em Istambul e IznikApós um dia histórico em Ancara nesta 1ª viagem, o Pontífice se encontrou com Bispos, religiosos, agentes pastorais e líderes cristãos para reforçar a esperança da pequena comunidade católica no país e o caminho ecumênico em direção à unidade.

Raízes que inspiram a missão

O Papa iniciou o dia na Catedral do Espírito Santo, em Istambul, diante de cerca de 800 fiéis. Lá, recordou o valor histórico da fé na Igreja naquele território:

“Agradeço ao Senhor que me permite, na minha primeira Viagem Apostólica, visitar esta ‘terra santa’ que é a Turquia, onde a história do povo de Israel se encontra com o cristianismo nascente”.

Leão XIV ressaltou que a fé naquele local não deve ser uma memória distante, e que deve ser oferecida luz para o presente e motivar a missão.

Vatican Media Vatican Media

A força que nasce do pequeno

O Papa refletiu sobre o papel da Igreja em um país onde os católicos são poucos. Ele destacou o critério evangélico que fundamenta a ação divina: “A lógica da pequenez é a verdadeira força da Igreja”.

Segundo o Pontífice, a vitalidade e os frutos da evangelização não dependem de números, poder ou influência social. “Ela vive da luz do Cordeiro”, afirmou. Por isso, convidou todos a confiarem na promessa do Senhor: "Não temais, pequenino rebanho, porque aprouve ao vosso Pai dar-vos o Reino”.

Prioridades da Igreja na Turquia

Leão XIV apontou três frentes essenciais para o trabalho pastoral:

• diálogo ecumênico e inter-religioso;

• transmissão da fé à população local;

• serviço solidário aos refugiados e migrantes.

O Papa reforçou a necessidade de um esforço real de inculturação, para que o Evangelho alcance o coração do povo turco com linguagem, costumes e sensibilidade local.

Vatican Media Vatican Media

Reflexão sobre Niceia e desafios atuais

Em referência aos 1.700 anos do Primeiro Concílio de Niceia, celebrado na atual Iznik, o Papa chamou atenção para grandes desafios da Igreja hoje: redescobrir a essência da fé expressa no Credo, enfrentar o “novo arianismo” que reduz Jesus a figura histórica e compreender o desenvolvimento orgânico da doutrina.

“Niceia lembra-nos: Cristo Jesus não é uma figura do passado, é o Filho de Deus que está no meio de nós”.

:: Qual a importância do Concílio de Niceia?

Vatican Media Vatican Media

Visita às Irmãzinhas dos Pobres

Em Istambul, o Papa visitou a Casa de Acolhimento das Irmãzinhas dos Pobres. Na mensagem deixada no livro de honra, escreveu:

Abençoo calorosamente esta casa com todos os seus residentes e, de maneira especial, as Irmãzinhas dos Pobres”.

Ele refletiu sobre a vocação da congregação“Este é o segredo da caridade cristã: antes de ser para os outros, ser com os outros, numa partilha baseada na fraternidade”.

O Papa destacou a importância do cuidado com os idosos, lembrando que a sociedade não pode perder o respeito pela sabedoria dos mais velhos.

Vatican Media Vatican Media

:: Visitar idosos pode conceder indulgência plenária, afirma Papa

Encontro ecumênico em Iznik

No fim da tarde, Leão XIV viajou até Iznik para um encontro de oração com o patriarca ecumênico Bartolomeu I e representantes de diversas comunidades cristãs. Em frente às ruínas da antiga basílica de São Neófito, todos recitaram juntos o Credo Niceno-Constantinopolitano.

O Papa destacou que a fé em Cristo une todos os cristãos e reforçou o apelo pela superação das divisões: “Embora nós, cristãos, sejamos muitos, no único Cristo somos um”.

E recordou a urgência da reconciliação em um mundo repleto de violência e conflitos, e foi incisivo ao dizer que o uso da religião para justificar guerra “deve ser rejeitado com veemência”.

Vatican Media Vatican Media


:: A12 preparou uma série especial sobre a importância do Credo Niceno

Caminho de reconciliação e paz

Leão XIV agradeceu ao patriarca Bartolomeu pela iniciativa de celebrar o aniversário de Niceia no local histórico do Concílio. Ao final, rezou para que o encontro gere frutos:

“Que Deus Pai, todo-poderoso e misericordioso, ouça a fervorosa oração que hoje lhe dirigimos e conceda que este importante aniversário traga frutos abundantes de reconciliação, unidade e paz”.

add_box  Acompanhe as notícias da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV com o A12!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...