Há exatos dez anos, em sinal de paz para o Oriente Médio, o Pontífice rezou e plantou uma oliveira nos Jardins Vaticanos, ao lado dos presidentes israelense e palestino, e na presença do Patriarca Bartolomeu I.
Para recordar o histórico acontecimento, Francisco retorna ao mesmo local, para realizar um novo gesto simbólico pela paz, em meio à guerra entre israelenses e palestinos.
No mesmo lugar e na mesma data, porém em um cenário totalmente devastado e devastador, se comparado com dez anos atrás, no próximo dia 8 de junho, sábado, às 9h30 (horário italiano), o Papa Francisco irá aos Jardins Vaticanos para recordar aquele que muitos consideram como um dos gestos de paz mais significativos do seu pontificado.
O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, confirmou a realização desta recordação ‘’Neste momento difícil e preocupante em função da guerra entre israelenses e palestinos’’, precisamente no espaço onde foi plantada a oliveira, não muito distante da sede da Pontifícia Academia de Ciências.
Tantas esperanças foram acesas naquele dia, e extintas poucas semanas depois, com a explosão de um novo conflito, que, entre outras coisas, causou 100 mil deslocados.
Depois, em 2015, houve o temor de uma nova ofensiva, devido a outra série de confrontos, que se intensificaram por conta do fracasso de novas conversações de paz e causaram mais vítimas. E assim, vimos ao longo dos anos momentos alternados de tensão e de trégua, até 7 de outubro de 2023, dia em que o abismo se reabriu, diante do qual se torna urgente uma oração conjunta para que a paz regresse à terra de Jesus.
Fonte: Vatican News
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.