Santo Padre

Quem não ama, faz de conta que reza ou pensa que reza

Escrito por Redação A12

10 DEZ 2021 - 09H00 (Atualizada em 10 DEZ 2021 - 09H27)

AlessandroBiascioli/Shutterstock

O Santo Padre, Papa Francisco sempre toca a toda Igreja com suas catequeses. Em dezembro de 2020, ele refletiu sobre um tema atual a todos os católicos: “A oração de intercessão” .

Durante a reflexão ele afirmou: Quem reza nunca deixa o mundo para trás. Se a oração não recolhe as alegrias e tristezas, as esperanças e angústias da humanidade, torna-se uma atividade ‘decorativa’, um comportamento superficial, um teatro, um comportamento intimista”, disse o Pontífice.

Segundo o Papa, todos precisam de interioridade, de se retirar para um espaço e um tempo dedicados ao relacionamento com Deus. Mas isto não significa fugir da realidade. Observe também outros pontos destacados pelo Santo Padre:

Shutterstock
Shutterstock


- Na oração, Deus nos toma, nos abençoa, e depois nos reparte e nos oferece, pela fome de todos: “Todo cristão é chamado a tornar-se, nas mãos de Deus, pão repartido e partilhado. Uma oração concreta, que não seja uma fuga”, explica;

- Homens e mulheres de oração procuram a solidão e o silêncio, não para não serem incomodados, mas para ouvir melhor a voz de Deus;

- Quando rezamos, estamos em sintonia com a misericórdia de Deus. Misericórdia em relação aos nossos pecados, e misericórdia com todos aqueles que pediram para rezar por eles;

- A oração se encontra no espírito de amor. Segundo o Papa "quem não ama, faz de conta que reza ou pensa que reza, mas não reza, pois falta o espírito que é o amor";

- Quando uma pessoa movida pelo Espírito Santo, reza pelos pecadores, não faz seleções, não emite juízos de condenação: reza por todos. E também reza por si.

.:: O que é mais importante: oração ou atitudes?

.:: A oração tem o poder de mudar as coisas?

Leia MaisComo saber orar?O Pontífice finaliza com a observação de que o mundo avança graças à cadeia de orantes que intercedem, e que na sua maioria são desconhecidos, mas não para Deus!

"A Igreja, em todos os seus membros, tem a missão de praticar a oração de intercessão. Em particular, é dever de todos aqueles que têm um papel de responsabilidade: pais, educadores, ministros ordenados, superiores de comunidades. Tal como Abraão e Moisés, devem por vezes “defender” perante Deus as pessoas que lhes foram confiadas. Na realidade, trata-se de olhar para elas com os olhos e o coração de Deus, com a sua mesma invencível compaixão e ternura. Rezar com ternura pelos outros" , assinalou Francisco.

O Papa concluiu, dizendo que somos todos folhas da mesma árvore: cada desprendimento nos lembra a grande piedade que devemos nutrir, na oração, uns pelos outros. Rezemos uns pelos outros, fará bem a nós e a todos.

.:: Conheça a Página Especial de Orações do A12


Fonte: *Com informações da Vatican News

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...