Na última Audiência Geral antes da pausa de verão, nesta quarta-feira (25), com retorno previsto para o dia 30 de julho, o Papa Leão XIV falou sobre uma doença que atinge muitas pessoas hoje: o cansaço de viver.
A catequese teve como base o Evangelho de Marcos, mais precisamente do capítulo 5, que mostra duas curas feitas por Jesus.
Um dos milagres é o da mulher que sofria há 12 anos com hemorragias. O outro é o da filha de Jairo, uma menina à beira da morte. Para o Pontífice, esses relatos mostram que, toda vez que fazemos um ato de fé endereçado a Jesus, se estabelece um contato com Ele e imediatamente Dele brota a sua graça.
“A realidade deve ser enfrentada e, com Jesus, podemos fazê-lo”, afirmou o Papa.
Diante da rotina, muitas vezes nos sentimos como adormecidos, anestesiados diante da vida, na esperança de que tudo melhore “ao acordar”. Para o Santo Padre, isso é reflexo do cansaço existencial tão comum hoje. Por isso, fez um alerta mais sério:
“Para Deus, que é Vida eterna, a morte do corpo é como um sono. A morte verdadeira é a da alma: esta sim devemos temer!”
A mulher curada por Jesus não tocou Nele de qualquer jeito. Ela acreditava de verdade. Foi esse contato profundo, feito pela fé, que permitiu a cura. “Às vezes não percebemos, mas a graça nos alcança e vai, pouco a pouco, transformando a vida”, disse o Papa.
Leão XIV também chamou atenção para a forma superficial com que muitos vivem a fé: “Pisamos na superfície de nossas igrejas, mas talvez o coração está em outro lugar!”
Depois de ressuscitar a menina, Jesus pede que deem comida a ela. O gesto, segundo o Pontífice, é um sinal claro: quem volta à vida precisa se alimentar. Isso vale para os jovens e para todos nós.
A pergunta a ser feita é: sabemos oferecer alimento espiritual aos que estão em crise? Como fazer isso se não nos nutrimos do Evangelho?
“Aprendamos daquela mulher, daquele pai, a buscar Jesus. Ele pode nos curar, pode nos fazer renascer. Ele é a nossa esperança!”
add_box Por que o Papa é chamado de “Papa”?
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.