O Papa Leão XIV tem chamado a atenção por suas idas de terça-feira a Castel Gandolfo. É um gesto simples, mas que traz um ensinamento aos fiéis. Ao reservar tempo para descansar, o Pontífice recorda ao mundo a importância do equilíbrio entre missão e repouso.
“Quem não descansa, cansa os outros”, disse o Padre francês Pierre Amar, elogiando o exemplo do Papa. A frase resume bem o espírito que move Leão XIV: o descanso não é fuga, mas cuidado com o outro. Quando o Papa pausa, ele ensina que liderar também é saber respirar.
:: Santos que ensinam a importância do descanso
Leão XIV, o primeiro Pontífice a usar pessoalmente Facebook e WhatsApp, também se desconecta. Segundo seu irmão, John Prevost, as visitas a Castel Gandolfo permitem-lhe se afastar das “multidões” e da “rotina”. Lá, o Papa pode relaxar, sem precisar usar sempre suas vestes papais.
O descanso de Leão XIV relembra o convite de Deus à humanidade para reencontrar o ritmo que traçou desde o Gênesis: “no sétimo dia, Ele descansou”. E, como o domingo é um dia de trabalho para o clero, os Papas costumam escolher a terça-feira para se recolherem.
:: Você sabe diferenciar preguiça e necessidade de descanso?
O modo como o Papa Leão XIV vive o descanso é também uma forma de oração. O Santo Padre nos lembra que o descanso é parte da missão e que cuidar de si também é servir melhor aos outros.
Num tempo de excesso de telas e tarefas, a atitude do Papa inspira a todos, sejam líderes, pais, jovens e profissionais, a reencontrarem o valor do silêncio e da pausa.
Em Castel Gandolfo, entre jardins e colinas, o Papa se recolhe para relaxar e para ouvir Deus com mais atenção.
:: 5 versículos bíblicos sobre o descanso para refletir
Como outros Papas descansavam
A tradição do descanso pontifício tem raízes antigas. Cada Papa encontrou seu próprio modo de pausar, respeitando o corpo e o espírito:
• São João Paulo II: amava o contato com a natureza. Passava terças-feiras em silêncio, lendo e recebendo amigos. Também aproveitava para esquiar nas montanhas italianas.
• Bento XVI: usava o tempo livre para leitura, oração e reflexão teológica, cultivando a serenidade intelectual.
• Francisco: mesmo com uma agenda intensa, mantinha tardes livres para descanso em Santa Marta, equilibrando rotina e oração.
:: O que os últimos papas aconselham sobre as férias?
Fonte: Aleteia
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Lista de agradecimentos do ano de 2025, qual é a sua?
Neste Advento, já caminhando para o fim do Ano Santo, o Portal A12 te convida a fazer um exercício de gratidão. Faça sua lista e comunique esperança a todos!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.