Os Missionários Redentoristas têm longa e rica tradição da pregação das missões populares. O objetivo da fundação da congregação, por Santo Afonso Ligório, no ano 1732, e razão da sua existência, era a pregação das Missões.
Ao longo dos séculos, a metodologia das missões redentoristas mudava, se transformava, mas sempre procurava se adaptar às novas realidades, contextos e desafios que o mundo trazia. Nos dias de hoje, também existem questionamentos, como: "Será que a metodologia da Santa Missão Redentorista é ainda atual?", "Será que as Missões Redentoristas conseguem enfrentar os desafios de evangelização que mundo de hoje apresenta?", "Será que a realização da Missão Redentorista atende os apelos de evangelização da Igreja?".
A Igreja, através da V Conferência em Aparecida, propõe uma meta para que todas as paróquias se tornem missionárias. O Documento de Aparecida relata que esse processo exige: maior engajamento dos leigos na evangelização; dar mais esforço na convocação e formação de leigos missionários; reformulação de estruturas da paróquia; entrar decididamente na renovação missionária abandonando as ultrapassadas estruturas que já não favoreçam a transmissão da fé; realização da verdadeira conversão pastoral das comunidades, através do qual se vá além de uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária.
.:: Santas Missões Redentoristas: Tempo de Adoração ::.
V Conferência de Aparecida CELAM
Dentro do contexto das propostas restauradoras das paróquias da V Conferência, o Documento 100 da CNBB, “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”, no modo já mais específico, sugere a restauração missionária das paróquias.
Um dos meios para atingir esse objetivo é formar, nas paróquias, pequenas comunidades de discípulos reunidos ao redor da Palavra de Deus e conscientes da missão (n.8). A sugestão dada no documento é para que a paróquia seja setorizada em grupos menores, identificando quem vai pastorear, animar e coordenar cada um deles (n.244-245). Acredita-se que essa metodologia de evangelização, já praticada pelas primeiras comunidades cristãs, favoreça uma saída para encontrar os afastados e despertar a consciência missionária dos leigos.
A Santa Missão Redentorista responde, positivamente, a esses apelos missionários da Igreja de hoje. A Missão Redentorista serve como instrumento para atingir a meta de tornar a paróquia mais missionária, constituída como comunidade de comunidades. A Missão em si possui alguns recursos para despertar a consciência missionária e engajamento dos leigos, entre eles são: formação missionária dos leigos; engajamento deles nas visitas missionárias das famílias na primeira fase das missões e tomar responsabilidade pela coordenação e animação dos setores missionários.
Missão Redentorista em Muzambinho (MG)
.:: Entenda a metodologia das Santas Missões ::.
A Santa Missão Redentorista reformula as estruturas de paróquia, organizando em cada comunidade os setores missionários. Cada setor contém de 25 a 30 famílias. Para esse fim, todos os leigos já engajados e aqueles que apenas são meros espectadores na paróquia e não se sentem participantes, são convocados para se empenhar na participação deles. A evangelização das famílias nos setores missionários estimula diretamente o despertar da vocação missionária dos leigos, busca aqueles que são afastados, facilita a escuta da palavra de Deus e favorece a transmissão da fé. Atuação dos setores missionários nas comunidades da paróquia promove uma verdadeira conversão pastoral e provoca para que a pastoral se torne realmente missionária.
Papa Francisco, através da “Evangelii Gaudium”, apela para que a Boa Nova seja anunciada com a alegria que brota da convicção de que somos salvos por Cristo. Por isso, a metodologia da Santa Missão Redentorista tem, praticamente, um único objetivo: direcionar a pessoa ao encontro pessoal com Cristo e tomar a decisão de deixar-se encontrar por Ele.
Este encontro provoca uma conversão de vida que leva ao discipulado, gera comunidade e impele a sair em missão. Por essa razão, o tema da Missão Redentorista é: “Unidos em Cristo, com Maria, para viver e crescer em comunidade”. No meio de vários recursos que a Missão Redentorista oferece para atingir o objetivo de levar a pessoa ao encontro com Cristo, um se destaca no modo mais sublime, que é anúncio do Evangelho na linguagem simples e acessível. O anúncio do kérigma, isto é, anúncio de Jesus Cristo, crucificado e ressuscitado, acontece na evangelização, nos setores missionários e nas celebrações litúrgicas.
A Santa Missão Redentorista é uma maneira de evangelizar muito atual. É um grande meio e instrumento para fazer as paróquias do nosso tempo se tornarem mais missionárias. A Missão vai ao encontro das “ovelhas perdidas da casa”. É um método eficaz de colocar a paróquia “em saída missionária”.
Pe. Pedro Gruzdz, C.Ss.R.
Santo Afonso de Ligório e a recitação do Santo Rosário
À luz de Santo Afonso, é possível notar como o caminho de oração perseverante e espiritualidade mariana fortalece a missão redentorista. Clique e confira!
Uneser celebra a vida durante encontro em Aparecida (SP)
Confraternização, oração e fraternidade marcaram os dias de convivência do grupo Uneser, que celebrou amizades construídas ao longo de décadas. Confira!
Redentoristas lançam Centro de Assistência aos Migrantes no México
Projeto da Conferência Redentorista da América do Norte cria redes de acolhimento e serviços para migrantes em mobilidade na fronteira do México. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.