visitacao_3
Notícias

Método das Santas Missões Redentoristas pode ser alterado até 2022

Escrito por Elisangela Cavalheiro

17 NOV 2020 - 15H08 (Atualizada em 18 NOV 2020 - 16H58)

Uma das grandes preocupações dos Missionários Redentoristas neste ano é sobre como serão os próximos passos das Santas Missões Redentoristas em virtude do processo de reestruturação e reconfiguração das províncias.

As discussões em torno da unificação das províncias já era motivo de reflexão e planejamento há algum tempo e vai se aprofundar cada vez mais até o ano de 2022, quando as unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia irão se unir definitivamente.

Essa nova realidade pode mudar a forma como são realizadas as tradicionais missões em paróquias e comunidades nos estados que compõem essas unidades, como também em outras localidades.

:: Reestruturação e reconfiguração mudará Congregação Redentorista na próxima década

O assunto está sendo discutido no evento chamado Novembrada que acontece desde o dia 16 de novembro e segue até o dia 29, na Vila Santo Afonso, em Guaratinguetá (SP); este é um encontro anual já tradicional na Província de São Paulo. A Novembrada reúne os missionários para duas finalidades: um retiro de espiritualidade e um momento de estudos relacionados com a vida missionária.

Neste ano, o encontro conta com a presença de 12 missionários da província paulista, entre padres e irmãos, as 6 irmãs missionárias que colaboram neste trabalho, 4 missionários da nova equipe formada em Curvelo (MG), com integrantes das três unidades e mais 2 religiosos da Vice Província da Bahia.

Essas unidades irão apresentar projetos para a metolodogia missionária que se organiza em quatro fases distintas: Missão da Visitação, Missão nas Famílias, Missão nas Comunidades e Missão da Perseverança.

Irmão João Batista de Viveiros que é membro do Conselho Missionário da Província de São Paulo, fala sobre essa realidade que marca o evento deste ano: 

"Este ano aproveitamos para fazer um revisão dos nossos métodos, seja na linguagem e na mensagem. A nossa equipe, por exemplo, teve um tempo dedicado para essa finalidade, e nós fizemos um novo projeto de missões para a Província de São Paulo", conta o missionário.

Nesse documento, a análise principal se deteve no papel do leigo e leiga que é formado a partir da primeira e segunda fases da missão, ou seja, na Missão da Visitação e Famílias. "Nós estamos fazendo uma proposta nova para essas fases. Como vamos convidar um leigo para ser um coordenador ou auxiliar se ele não sabe exatamente o que é missão, se ele não está motivado pela Palavra e se ele não está envolvido no processo? A proposta é trabalhar bem essas fases e preparar os leigos para as fases seguintes, e também porque depois que acaba a Terceira Fase, esses leigos bem preparados e motivados, juntamente com o pároco assumem a Quarta Fase, a da Perseverança" , explica. 

As demais equipes também devem apresentar seus projetos e indicações. Uma outra equipe prevê a possibilidade de realizar uma missão mais estendida, com até um ano de missão. No entanto, esses serão assuntos tratados mais intensamente na próxima semana e até lá outras novidades podem surgir. 

Reprodução
Reprodução
Irmã e leiga missionária visitam e orientam sobre o trabalho das missões


Retiro

O retiro deste ano está sendo dirigido pelo padre Ferdinando Mancílio, C.Ss.R., que tem oferecido um aprofundamento sobre a espiritualidade do missionário redentorista. Segundo irmão Viveiros, nesses primeiros dias, a pregação tem apresentado a importância de refletir sobre o testemunho do missionário. 

"Na realidade em que vivemos não basta ser um bom pregador, a primeira mensagem é o missionário e o testemunho da própria vida. Quando o povo chega numa missão ele escuta o missionário, mas ele se converte muito mais pela piedade, pelo testemunho e pelo comprometimento. Uma expressão bonita que o padre Ferdinando tem usado é o 'encantamento'. O missionário encantado transmite pela motivação, pela sua alegria e o seu envolvimento. Já o missionário desencantado corre o risco de somente falar e pregar a si próprio. Então, é preciso estar encantado por Jesus Cristo e comprometido com a pessoa dos pobres, com os feridos da sociedade", assinala. 

30ª Romaria das Missões 

No próximo sábado (21), os missionários vão se reunir no Santuário Nacional para celebrar a 30ª Romaria das Santas Missões Redentoristas, que neste ano tem caráter virtual.

Com o tema: "Quem vos ouve, a Mim ouve" (Lc 10,16), conta com uma programação bem atrativa na TV e Rádio Aparecida para motivar os leigos e leigas que estarão acompanhando o evento de suas casas.

Confira toda a programação especial e acompanhe também a cobertura nas redes sociais redentoristas (Facebook e Instagram) e no endereço A12.com/missões.  

Reveja este especial sobre as Santas Missões Redentoristas e conheça mais sobre o trabalho realizado pelos Missionários Redentoristas: 




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.