Por Padre Ivair Luiz da Silva, C.S.s.R Em Notícias

Romaria Missionária celebra misericórdia de Deus

26ª Romaria dos Coordenadores e Auxiliares das Santas Missões Redentoristas no dia 19 de novembro no Santuário de Aparecida  - Foto: Thiago Leon

Com o tema: “No setor missionário, viver a misericórdia!" E com o lema: “Sede misericordiosos, como o Pai do céu é misericordioso”, (Lc...) os missionários Redentoristas juntamente com os coordenadores e Auxiliares das Santas Missões Redentoristas, celebram Romaria ao Santuário Nacional.



::Veja como foi o encontro da Romaria das Missões::

O que significa misericórdia?

Podemos defini-la como: piedade, compaixão, sentimento despertado pela infelicidade do outro, perdão concedido unicamente por bondade, graça. Mas nós nos consideramos pessoas misericordiosas?

O problema talvez, é que o pecado que habita em nós nos torna insensíveis e egoístas. Percebemos a falta de amor e misericórdia na família, no trabalho, no trânsito, em estádios e até mesmo nas comunidades ou nos Setores Missionários, enfim, em todos os lugares onde o ser humano se faz presente. A experiência mostra que cada vez mais se confirma na prática a frase do “cada um por si”. Tal atitude é pecado e gera infelicidade.

No entanto, o evangelho de Mateus diz: “Felizes os misericordiosos porque alcançarão misericórdia” (Mt 5.7). Aqui encontramos o princípio básico para a vida do cristão, e que deve ser seguido por todos aqueles que almejam a felicidade. A compreensão desse conteúdo é a chave para se entender a própria realidade da misericórdia.

Jesus, ao revelar o amor-misericórdia de Deus, exigia das pessoas que se deixassem guiar na vida pelo amor e pela misericórdia. Esta exigência faz parte da própria essência da mensagem de Jesus. Constitui a natureza do Evangelho. Jesus expressa isto por meio do “maior” mandamento e também sob a forma de bênção, ao proclamar no Sermão da Montanha: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mt 5,7). Jesus ensina aos seus discípulos missionários os caminhos para a felicidade plena e eterna. Deus nos dá o passo a passo para vivermos de acordo com os seus ensinamentos e, como cristãos, poder chegar ao Reino dos Céus. É no amor e cuidado ao próximo que conseguiremos experimentar a misericórdia de Deus. É o estar presente, de coração aberto ao irmão, ajudando nas necessidades físicas e espirituais.

No Setor Missionário temos a oportunidade de colocar em prática as obras de misericórdia espirituais e corporais.

Jesus se torna modelo do amor misericordioso para todas as pessoas, para os justos e injustos, para os amigos e inimigos... Ele proclama por meio de suas obras e palavras o apelo à misericórdia. Porque Ele quer atender os anseios mais profundos e vitais do ser humano. Revela a misericórdia do Pai para cada pessoa: “Os misericordiosos... alcançarão misericórdia”.

Misericórdia é a junção de duas palavras: miséria + coração, que significa, então, compadecer, sentir com aquele que sofre. Muitas vezes é fácil compreender o que Deus quer de nós, mas o difícil é aplicar tal missão. A nossa condição humana e a fé, muitas vezes fraca, nos fecha o coração. As tribulações que nos afetam, o cansaço gerado pelas tarefas diárias e as centenas de outros motivos que se poderiam citar aqui não nos deixa espaço para sentir o próximo, o irmão, o familiar, o doente, um amigo.

No setor missionário, viver a misericórdia

A misericórdia humana nasce do reconhecimento de que Deus foi misericordioso com todos nós através de Cristo Jesus.

Quando admitimos que deveríamos ser condenados eternamente porque somos pecadores, e que não podemos mudar nossa situação perante Deus, começamos a entender a misericórdia. Ela chegou até nós por meio de Jesus Cristo, que por amor e misericórdia morreu e ressuscitou para a nossa salvação.

Se cremos de fato, então devemos ouvir o que Deus nos diz: “Vocês são o povo de Deus. Ele os amou e os escolheu para serem dele. Portanto, vistam-se de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza e de paciência” (Cl 3.12). Jesus quer que experimentemos esse amor que tem por nós e nos ensina a conquistar isso no nosso relacionamento em família, em comunidade, no setor missionário, no trabalho ou onde quer que estejamos. A prática do amor, perdão e humildade tem que estar presente em nós para que assim sejamos testemunhas da misericórdia de Deus.

Padre Ivair Luiz da Silva, C.S.s.R

Equipe Missionária

São João da Boa Vista (SP)

:: Saiba como se prepara uma Missão Popular

:: Romaria mantém acesa a chama das Santas Missões

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Padre Ivair Luiz da Silva, C.S.s.R, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.