Por Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R. Em Notícias

Seis paróquias de Araraquara recebem missão redentorista em 2020

Depois de 27 anos, a cidade de Araraquara, interior de São Paulo, volta a receber as Santas Missões Redentoristas. Ao todo, estão envolvidas neste trabalho evangelizador seis paróquias da cidade. 

Arquivo.
Arquivo.
Missionários envolvidos na missão em Araraquara.



A Paróquia Nossa Senhora das Graças é a primeira que está recebendo as missões, vivenciando a fase do levantamento sócio-religioso
As demais paróquias contempladas serão: São Dimas, São Geraldo, Menino Jesus de Praga, São José e Nossa Senhora Aparecida. Também estão previstas missões no próximo ano em outras paróquias.

As Santas Missões Populares Redentoristas tem uma organização bem definida que prevê objetivos e metas para cada uma de suas etapas, mas o grande objetivo geral é o de oferecer às paróquias e comunidades evangelizadas “um tempo forte de evangelização”, num processo de formação bíblico-catequética, de reavivamento da vivencia da fé, dinamismo missionário e reorganização da comunidade paroquial em pequenos Setores Missionários.

:: O passo a passo da evangelização redentorista

Além disso, as Missões buscam despertar novas lideranças para os diversos ministérios ou serviços na comunidade. Desta forma, uma comunidade paroquial missionada se organiza para enfrentar os desafios da evangelização, sobretudo, numa grande cidade como Araraquara, localizada no centro geográfico do Estado de São Paulo, com os seus quase 250 mil habitantes.

Fortalecendo a evangelização

As Santas Missões Redentoristas são organizadas em quatro etapas distintas e consecutivas que levam à organização e transformação da paróquia.

A primeira etapa das missões, conhecida como Missão da Visitação, é coordenada e orientada por uma Irmã Missionária. Esta primeira fase é focada nas visitas de casa em casa e na divisão da paróquia e comunidades em setores menores.

A segunda fase são as Missões nas Famílias, com momentos intensos de oração, meditação da Palavra de Deus através do estudo bíblico e vivência comunitária entre as diversas famílias de cada setor. Esta etapa leva as missões, com seu anúncio missionário a todos os ambientes, desde os bairros da periferia até os condomínios residenciais.

Na terceira etapa, tempo de evangelização por excelência com a presença dos Missionários Redentoristas, padres e irmãos, acontece a missão nas comunidades da paróquia. Nesse período ocorrem celebrações, atendimento das confissões, aconselhamentos e outras orientações. O ponto forte desta etapa baseia-se no anúncio extraordinário do kerigma missionário.

A quarta e última fase das missões se dá no tempo da perseverança ou na Missão Continuada, quando o pároco e os fiéis da paróquia procuram dar continuidade a tudo o que viram e ouviram nas fases anteriores, de forma prática no testemunho de vida, na comunidade, na família e vida social.

:: A evangelização não pode parar: a missão continuada

Centenário presença redentorista em Araraquara

Em 2020, a Congregação Redentorista celebra 100 anos de presença na cidade de Araraquara, especialmente, a partir de sua missão na Igreja Santa Cruz. Diversas ações estão sendo previstas para comemorar a data, inclusive este trabalho evangelizador intenso na cidade. 

:: Primeira comunidade redentorista no interior de SP vai completar 100 anos 


Escrito por
Padre Inácio Medeiros C.Ss.R.
Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R.

Redentorista da Província de São Paulo, graduado em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma, já trabalha nessa área há muitos anos, tendo lecionado em diversos institutos. Atuou na área de comunicação, sendo responsável pela comunicação institucional e missionária da Província de São Paulo, atualmente é diretor da Rádio Aparecida

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...